Um centro que utiliza informações sobre o genoma de tumores para aprimorar o tratamento e o diagnóstico do câncer foi inaugurado no Hospital do Câncer, em SP, em 3/5.
O geneticista Sérgio Danilo Pena, da UFMG, pioneiro em testes de paternidade no Brasil, é o coordenador do novo centro.
Nome da órgão: Centro de Análise e Tipagem de Genomas (CATG). Sua missão é levar para a medicina dados sobre a genética do câncer. Ele prestara serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), analisando o genoma do câncer de cada paciente para revelaras características do tumor.
Sérgio Pena explica que o conhecimento do perfil do câncer permite a definição de um tratamento mais efetivo. O centro também realizará testes para detectar se o câncer é hereditário. Isso deve melhorar o acompanhamento dos casos.
Haverá ainda um serviço de aconselhamento genético para casais que querem ter filhos. O centro receberá dados do Projeto Genoma Câncer, do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o câncer, que detecta os genes ligados aos tumores mais freqüentes no país. O desafio, segundo Ricardo Brentani, diretor do Instituto, é criar métodos que permitam um diagnóstico precoce: "A prevenção é prioridade." Fone: (011) 3272-5005. (Folha de SP, 4/4)
Notícia
Jornal da Ciência online