Notícia

Medicina S/A

Centro de IA: IBM, USP e FAPESP apresentam avanços do primeiro ano

Publicado em 21 setembro 2021

A IBM, a Universidade de São Paulo (USP) e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) celebram o marco de um ano desde o início dos trabalhos do Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial do Brasil (C4IA), com avanços em artigos acadêmicos e nas pesquisas de ponta em IA para a solução de temas de grande impacto social e econômico. Neste primeiro ano de atividades, o C4IA apresenta avanços importantes nas frentes de Processamento de Linguagem Natural (PLN), saúde e meio ambiente, com pesquisas relacionadas ao aprimoramento do PLN em português, trabalhos para a caracterização automática de acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e no desenvolvimento de uma base interativa e inteligente sobre a costa brasileira.

“Vivemos um momento global no qual precisamos implementar o pensamento científico em todas as camadas da sociedade. Iniciativas como a do C4AI, que aproxima entidades públicas, privadas, pesquisadores e estudantes, representa uma grande colaboração para o ecossistema de inovação e fomenta o trabalho colaborativo em pesquisas ligadas à Inteligência Artificial para, ao longo dos próximos anos, acelerar as descobertas e o progresso científico e impactar positivamente a vida de todos”, afirma Claudio Pinhanez, gerente de pesquisa em Inteligência Conversacional da IBM Research Brasil e vice-diretor do C4AI.

Diagnóstico e recuperação de AVC para apoio a médicos

No projeto de pesquisa focado no modelamento de AVCs (Acidente Vascular Cerebral) com técnicas de IA, foi realizada uma coleta de dados de eletroencefalogramas (EEGs) com auxílio do Laboratório de Neuromodulação do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A partir desses dados, foi desenvolvido um sistema inicial de classificação de AVC usando redes complexas, que utilizam técnicas de aprendizado de máquina e com dados multimodais. Foram também desenvolvidos um sistema para filtragem de dados usando IA e uma plataforma para manipulação, visualização e análise de EEGs. As aplicações de aprendizado de máquina na medicina, frequentemente, precisam lidar com conjuntos de dados heterogêneos e dinâmicos de grande escala, como textos, imagens e biomarcadores genéticos. A integração destas informações é essencial para tratar corretamente os problemas de saúde, permitindo que médicos e profissionais da área selecionem e entendam quais atributos são mais relevantes para a classificação de um AVC, fornecendo informações para a tomada de decisões.

“A missão do Centro de Inteligência Artificial é desenvolver pesquisas de ponta nesta área no Brasil, procurando buscar a melhora da vida humana através de resultados destas pesquisas, bem como divulgar resultados e fomentar o debate social sobre esta tecnologia”, afirma Fábio Cozman, diretor do Centro de Inteligência Artificial na Universidade de São Paulo.

Comitês em ação

Outro marco deste primeiro ano de atividades do Centro de IA foi a entrada de 17 grandes empresas no comitê de indústria e sociedade, o que reforça a relevância do tema para a economia do País, dentre elas: B3, Banco do Brasil, Banco Original, BRF, Cubo Itaú, Energisa, FAPESP, Gerdau, IBM, Magalu, Motorola, Petrobras, Raízen, Vale e WEG, entre outras. Este comitê tem o objetivo de entender os desafios do setor e encontrar maneiras de divulgar e levar para a indústria novas tecnologias, avanços científicos e profissionais qualificados.

Também foi criado o comitê de diversidade e inclusão, cuja função é promover e aumentar a participação de mulheres, afrodescendentes e outros membros da sociedade, gerando uma participação mais inclusiva no setor de IA. O comitê já está em funcionamento e conta com 10 membros até o momento, composto por professores e estudantes de diferentes faculdades da USP. Atualmente, os trabalhos estão concentrados em aumentar a participação de mulheres, PPIs (Pretos, Pardos e Indígenas) e PCDs (pessoas com deficiência) nas atividades do centro e nos projetos de IA na USP, promovendo a educação e a discussão no mercado e na academia sobre grupos sub-representados na área de IA.

“O C4AI está se estabelecendo de maneira perfeitamente alinhada com os princípios do programa dos Centros de Pesquisa em Engenharia da FAPESP: centro de pesquisa de excelência internacional com trabalho forte nos eixos de inovação e difusão para a sociedade. Os frutos que já começam a ser produzidos irão beneficiar o ecossistema de pesquisa e inovação em IA em São Paulo e no Brasil, como é possível perceber sobre as bases de dados e resultados de pesquisa em Processamento de Linguagem Natural, por exemplo”, afirma Roberto Marcondes, membro da coordenação do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), da FAPESP.

Atualmente, o C4AI conta com 41 bolsistas orientados por mais de 80 professores. Em 2022, a meta é chegar a 120 professores e 130 bolsistas. Em um ano de atividades, foram mais de 50 artigos publicados em jornais científicos, conferências médicas e de IA, além da promoção de duas séries de seminários online que debateram, para milhares de participantes, as perspectivas e avanços de IA no Brasil e no mundo e fomentaram discussões sobre políticas públicas de apoio à pesquisa e inovação.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
São Paulo FM Oficial News Notícias da Sua Cidade Dairan ID Brasil Notícias Brasil Giro Notícias Goiás BSB Digital Giro Goiás Bomba Bomba Mustach Jornal o Brasiliense Folha da Minha Sampa N5 Notícias Piauí Diário CV Agora Hora PR MaisAM TV Caparaó Roraima na Rede Pauta Brasil Garanhuns Notícias O Correspondente Panorâmica News FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Connected Smart Cities Tribuna Paulista Jornal Dia Dia DF Agora Campo Belo em Foco O Repórter Regional online TV Interbam Oeste 360 Alvo Notícias Grupo News Paraná Alagoas Agora online Conexão Na Cidade Penha News CVN Notícias Informativo Astral Relato News Mix Vale Diário em Foco Oeste Ao Vivo Novo Cantu Notícias Antenados Mirante da Bocaina IT Portal Investe São Paulo Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) InforChannel ABC Agora EExpoNews Jornal O Regional (São Pedro, SP) online TI Inside IPNews ABC do ABC Ipesi Canal Executivo Blog Jornalwebdigital OverBR Investe São Paulo Quimiweb Valor Agregado Surgiu Jornal Folha Noroeste Amazônia ON Saúde Business Portal de Notícias Virou Manchete Portal do Governo do Estado de São Paulo Agora ES online Blog MV Representaciones (Equador) Las Empresas Verdes (México) InforBahia TecnoMarketingNews (Colômbia) Portal O Guardião Portal PQS (Peru) TrendTIC (Chile) TI Bahia OverBR JorNow Jornal Dia Dia Meio Ambiente Rio GeekZilla (México) Radio MEGA - Puro Rock Nacional (Argentina) Infobae América (Argentina) IT News LAT (Panamá) Impacto TIC (Colômbia) Revista Ecotour News & Negócios SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Jornalwebdigital InPerfecto (México) JC Magazine (Peru) Portal Innova (Chile) Press Latam (Chile) Central Web (Chile) Edomex Al Día (México) SeccióN Noticias (Peru) El Mexicano Gran Diario Regional (México) Addictware (México) Sureste Informa (México) Comunidad Blogger Gazeta MS Antes que a Natureza Morra NotiMx (México) RedePRESS Envolverde Technopatas (Peru) Gadgerss (Peru) Blog Lo Dijeron InforChannel Revista Emprende (Chile) SeTechNota (Colômbia) Diario Sustentable (Chile) ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Revista Circuito (Cotia, SP) online New Voice Agora TS Confidencial Colombia (Colômbia) Cotia 24 horas