Notícia

Planeta Universitário

Centro de Estudos da Metrópole oferece vagas de Pós-Doutorado

Publicado em 08 junho 2016

O Centro de Estudos da Metrópole, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece vagas de Pós-Doutorado com bolsa da Fundação. O prazo para inscrições termina no dia 13 de junho. Os bolsistas conduzirão pesquisa teórica e/ou empírica, além de outras atividades regulares, como apresentação de seminários, elaboração de papers e disseminação dos resultados da pesquisa.

Deverão ainda produzir ao menos um artigo a ser submetido em revista de alto impacto acadêmico, bem como apresentá-lo em um seminário.

As oportunidades estão vinculadas a projetos específicos, em um dos seguintes temas: “Entender os efeitos independentes das políticas públicas nas condições sociais e/ou na redução da desigualdade”; “Entender o papel das instituições políticas nas decisões sobre políticas redistributivas, particularmente o comportamento eleitoral e o processo de elaboração das leis”; e “Mapear formas alternativas de governança em áreas urbanas e em suas conexões com o Estado de forma a entender quem faz o quê?”.

É recomendável que os candidatos possuam doutorado em Ciências Sociais ou áreas relacionadas, com forte histórico de publicação e bom desempenho em inglês falado e escrito.

Para concorrer, é necessário enviar a seguinte documentação para centrodametropole@usp.br: CV Lattes completo ou curriculum vitae, se estrangeiro; MyResearcherID e/ou MyCitation (Google Scholar); lista de publicações; projeto de pesquisa (não deve conter a identificação do candidato, uma vez que a avaliação será feita sob sigilo de autoria); e cópia de duas publicações (apenas artigos, livros ou capítulos de livros). O assunto da mensagem deve indicar “Bolsa - PD CEPID-CEM”.

A primeira etapa da seleção envolverá análise do currículo, das publicações, do perfil e da trajetória do candidato, assim como da qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do CEM. A segunda etapa consistirá em uma entrevista (a ser feita pessoalmente ou via Skype) com a comissão de seleção.

As oportunidades estão publicadas nos seguintes links:

Antropologia - www.fapesp.br/oportunidades/1108
Arquitetura e Urbanismo - www.fapesp.br/oportunidades/1113
Ciência Política - www.fapesp.br/oportunidades/1107
Demografia - www.fapesp.br/oportunidades/1109
Economia - www.fapesp.br/oportunidades/1114
Educação - www.fapesp.br/oportunidades/1120
Geografia - www.fapesp.br/oportunidades/1110
Planejamento Urbano e Regional - www.fapesp.br/oportunidades/1111
Sociologia - www.fapesp.br/oportunidades/1112

Serão selecionados até três bolsistas. Eles receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Agência FAPESP