Notícia

Polinotícias

Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais cria game que simula vestibular

Publicado em 03 abril 2019

Por Agência FAPESP

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), acaba de lançar o Ludo Simulado, um game focado nos alunos de ensino médio e que tem como principal intuito ajudar estudantes a treinar para os vestibulares.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O aplicativo conta com mais de 10 mil questões de diversas matérias, como química, física, biologia, matemática, história, geografia, entre outras. Além disso, o aplicativo fornece ao estudante um relatório no final com informações, como o tempo médio gasto por questão e o tempo total na resolução das questões.

É possível, também, fazer um simulado com limite de tempo, em que o aplicativo informa ao estudante os minutos restantes para ele finalizar as questões, permitindo o treino para os vestibulares.

A dirigente regional de Ensino de São Carlos, professora Débora Gonzalez Costa Blanco, emitiu circular para diretores, vice-diretores, coordenadores e professores indicando o uso do aplicativo para treinamento dos estudantes do ensino médio da rede pública.

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como escassez de água, preservação do meio ambiente e preparação para o vestibular. A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu na UFSCar e na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara.

O jogo está disponível em www.ludoeducativo.com.br/pt/games/pre-vestibular.

Fonte: Agência Fapesp