Notícia

Quimiweb

Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais abre vaga de pós-doutorado

Publicado em 15 julho 2021

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 26 de julho de 2021.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O bolsista trabalhará no projeto ”Eletrodeposição de sulfetos e fosfetos de metais de transição em eletrodos 3D para water splitting”, que tem como objetivo o desenvolvimento de novos materiais empregando tecnologias de manufatura aditiva aliada à eletrodeposição de sulfetos e fosfetos para seu emprego na produção de hidrogênio. Os materiais serão testados visando ao desenvolvimento de um sistema scale up com boa performance e estabilidade.

O candidato deve ter doutorado em química ou áreas afins, concluído a no mínimo um ano e a no máximo sete anos, formação científica multidisciplinar e conhecimento experimental nas áreas de “Corrosão e Eletroquímica” e “Materiais para energia”. Também deve ter excelente conhecimento prático e teórico em eletrocatálise e técnicas de caracterização de materiais.

Os interessados devem enviar e-mail para a professora Lucia Helena Mascaro (lmascarosal@gmail.com). Devem ser anexados à mensagem: súmula curricular, MyCitation (Google Scholar) e projeto de no máximo duas páginas descrevendo como as atividades pregressas contribuirão para as metas da pesquisa.

O processo seletivo consistirá de análise curricular, do perfil e trajetória do candidato e aderência às linhas de pesquisa do projeto comprovada pelas publicações.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4368.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Fonte: Agência FAPESP