Notícia

Agência C&T (MCTI)

Centro Cultural Bradesco lança programação de janeiro

Publicado em 08 janeiro 2008

Durante este mês, o auditório virtual do Centro Cultural Bradesco, no Second Life, http://tinyurl.com/2ax7xe - apresenta cursos, oficinas, palestras e debates, relacionados a temas diversos, entre eles, cultura, negócios e sustentabilidade. Transmitidos em tempo real, os programas possibilitam a participação do internauta com perguntas, propostas e até apresentação de projetos.

Todas as segundas-feiras: 14 horas — Oficina Reciclagem Digital: Com mediação de Sandra Rufino, professora do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, especialistas discutem a reciclagem de produtos tecnológicos, especialmente do lixo digital, como baterias, computadores, DVDs, entre outros. O objetivo é disseminar a conscientização e ações em torno de impactos sócio-ambientais da cultura digital e soluções para os efeitos do consumo de tecnologia no planeta.

16 horas — Cenários e Tendências da Economia: Com a participação especial do Diretor de Pesquisas Macroeconômicas do Bradesco, Octavio de Barros, os painéis tratam de assuntos relacionados à macroeconomia, negócios e tendências internacionais.

20 horas — Economia e Cultura da Sustentabilidade: O ciclo reúne especialistas para debater a evolução do cenário sócio-ambiental no Brasil e no mundo.

Todas as terças-feiras:16 horas — Oficina de arte e tecnologia: Apresenta a resenha semanal de eventos e tendências artísticas contemporâneas, que usam as novas tecnologias digitais como suporte na música, no teatro, cinema e design.

18 horas — Visita monitorada às obras do Masp: A galeria virtual do Centro Cultural Bradesco sedia a primeira exposição de arte de um museu brasileiro no Second Life. A exibição oferece aos internautas a oportunidade de conhecer a apreciar algumas da obras de arte do acervo do MASP, entre elas, pinturas de grandes mestres, como Cézanne; Van Gogh; Monet; Gauguin; Degas; Renoir; Toulouse; Modigliani; Giovanni Bellini e José Ferraz de Almeida Júnior. As terças-feiras as visitas contam com a monitoria de Julia Casali, da PUC — SP, que aborda detalhes e influências dos clássicos em exposição.

20 horas — Espetáculo teatral "Bate-Papo": A peça continua em cartaz no Centro Cultural Bradesco, com apresentação às terças-feiras, as 20h. Trata-se da primeira encenação brasileira no Second Life. Escrito em 2005 pelo autor irlandês, Enda Walsh, o espetáculo "Bate-papo" traça, sem moralismos, um retrato da geração internet e narra a história de pessoas que se relacionam em salas de bate-papo, apresentam-se como adolescentes, usam nick names, discutem temas de Harry Potter a suicídio, relegando a importância do contato em ambientes reais. A peça foi descrita pela crítica Kate Kellaway, do jornal The Observer, como "inteligente, engraçada e desconfortável. Para fazer pensar platéias de todas as idades".

Todas as quintas-feiras: 16 horas — A Política como Ela É - Cenários políticos no Brasil e no mundo, comentários de José Paulo Martins (Escola de Sociologia e Política), que recebe lideranças para discutir os rumos do país em ano de eleições municipais.

18 horas — Curso sobre rumos da WEB 2.0: Com orientação de André Leme Fleury, da Universidade Mackenzie, explora modelos de negócios com uso intensivo de redes digitais, colaboração criativa e sistemas de gestão de conhecimento online.

20 horas — Curso de financiamento ao empreendedorismo inovador: Aborda as principais formas de empreendedorismo para empresas de base tecnológica, cooperativas, iniciativas solidárias e consórcios de inovação. Com mentoria de Guilherme Ary Plonski, o curso examina as formas de financiamento utilizadas no BNDES, FINEP, Fapesp, Capital Semente e microcrédito.

Todas as sextas-feiras: 16 horas — Economia dos Mundos Virtuais - Oficinas sobre tendências econômicas e modelos de negócios no Second Life e em outras redes digitais, no Brasil e no mundo.

18 horas — Mobilidade e Negócios Digitais: Ciclo de oficinas sobre tendências no uso de telefonia celular para gerar negócios, produtividade e inovação. Os eventos contam com a participação de convidados especiais, entre eles, John Strand, no dia 18 de janeiro, um dos mais respeitados consultores internacionais sobre tendências tecnológicas, financeiras e no mercado de telefonia, voltado para avaliação de processos de distribuição e venda em TI, telecomunicações, mídia e sistema financeiro. Ele fará previsões para o mercado em 2008.

Centro Cultural Bradesco | Link: http://tinyurl.com/2ax7xe | Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2 | Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco no site: www.fl2.com.br/bradesco