Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Centro Brasileiro de Estudos da América Latina tem novo diretor

Publicado em 05 outubro 2007

O governador José Serra nomeou Adolpho José Melfi para o cargo de  diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) do Memorial da América Latina. Ele substitui o professor Eliézer Rizzo de Oliveira.

Melfi é geólogo e foi reitor da USP de 2001 a 2005. É membro titular da Academia de Ciências da América Latina e recebeu o título de Doutor Honoris Causa em diversas universidades da França, país onde fez o pós-doutorado, e da Itália.

CBEAL

O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina foi concebido por Darcy Ribeiro para criar uma espécie de interface com as três universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Secretaria de Desenvolvimento. Cabe ao CBEAL apoiar os estudos acadêmicos que tenham relação com a América Latina, em seus diversos campos, bem como integrá-los às atividades intelectuais e científicas do Estado.

O CBEAL fomenta a pesquisa pioneira e a reflexão sobre importantes processos latino-americanos por estudiosos ligados a instituições nacionais e internacionais. Desde o início do ano, está em atividade um grande projeto: a Cátedra Memorial da América Latina, um programa de pesquisa e docência desenvolvido semestralmente por pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência em suas áreas. Este projeto acadêmico une o Memorial e as três universidades públicas paulistas.

Do Memorial da América Latina