Notícia

Portal Fator Brasil

Centro bovinos de Corte IZ instala sistema Growsafe

Publicado em 19 maio 2012

O Centro de Bovinos de Corte, em Sertãozinho (SP), unidade de pesquisa do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), já está trabalhando com o sistema GrowSafe desenvolvido no Canadá. O Instituto de Zootecnia é a primeira instituição brasileira de pesquisa a instalar esse sistema. São alimentadores automáticos que registram, durante 24 horas todos os dados relacionados ao consumo de alimento e comportamento dos animais.

Para o registro das informações é necessário que os animais estejam equipados com brinco identificador auricular, permitindo assim que sua presença seja detectada pelo software, através de um transponder acoplado ao brinco do animal, transmitindo assim as informações de consumo em tempo real, via rede sem fio, para um computador instalado no escritório do pesquisador.

O aplicativo também elabora gráficos sobre os horários de frequência dos animais no cocho. Os dados gerados são enviados, via internet ao Growsafe System no Canadá, empresa fabricante e responsável pela auditoria. Este sistema é ainda pouco utilizado no Brasil, era apenas em propriedades privadas, e agora o Instituto de Zootecnia é a primeira instituição brasileira de pesquisa a instalar esse sistema.

O sistema Growsafe instalado no IZ foi adquirido com recursos da FAPESP por meio do Projeto Temático “Ferramentas genômicas no melhoramento genético de características de importância econômica direta em bovinos da raça Nelore” sob coordenação da Prof. Dra. Lúcia Galvão de Albuquerque da UNESP-Jaboticabal.

Com esse equipamento espera-se aumentar o conhecimento de características de eficiência alimentar em bovinos Nelore com abordagem multidisciplinar (genética quantitativa e genômica, nutrição e comportamento animal).

As pesquisadoras do IZ, Dra. Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, Dra. Sarah Figueiredo Martins Bonilha, Dra. Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo, e a diretora do Centro Dra. Renata Blanco, são as responsáveis pelos projetos de pesquisa na Unidade.

Growsafe: Instituto - IZ pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), do Estado de São Paulo, e interage por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e por meio de diversos Pólos Regionais de Desenvolvimento, em diferentes regiões do Estado, atendendo às suas demandas.

Com um rebanho de 3000 animais, o IZ oferece tecnologia de suporte na área de pecuária de corte e leite promove o desenvolvimento científico e tecnológico, para uma maior produtividade e qualidade dessas cadeias produtivas e seus derivados.

O IZ realiza pesquisas em melhoramento genético de forrageiras; forragicultura, ovinos,suinos e pastagens; produção animal a pasto; reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; atividades silvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados.

Todos os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro. Assim, o Instituto de Zootecnia nestes 106 anos de existência vem cumprindo sua função e estabelecendo um compromisso mais forte com seus usuários, solucionando os problemas do dia a dia do produtor rural. [www.iz.sp.gov.br].