Notícia

IE - Instituto de Engenharia

Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo debate a matemática no 3º Diálogo Brasil-Alemanha (1 notícias)

Publicado em 26 de setembro de 2014

O Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), um dos cinco do gênero existentes no mundo (os outros ficam Moscou, Nova Déli, Nova York e Tóquio), promove pelo terceiro ano consecutivo o Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação. Nesta edição, a matemática é o foco principal da programação, que inclui palestras, discussões e publicações. Considerado uma das principais ferramentas de divulgação da pesquisa na Alemanha, o evento acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, com abertura a cargo do premiado matemático alemão Prof. Dr. Günter M. Ziegler, professor e pesquisador da Freie Universität Berlin.

 

Para Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP, a terceira edição do evento visa, sobretudo, à troca de informações e pontos de vista sobre pesquisas: "Queremos formar novas parcerias para pesquisa conjunta e consolidar as que já existem. Fomos cuidadosos na seleção dos temas e dos palestrantes. Como consequência, esperamos a presença de um público de alto nível", declara. Weichert lembra que as inscrições estão abertas a todos os interessados.

 

O Diálogo será dividido em dois painéis distintos. O primeiro, intitulado "Dynamical Phenomena in Complex Networks", tem como ponto de partida a investigação de fenômenos da natureza, como o clima e o sistema neurológico do ser humano, por meio de sistemas complexos interdisciplinares. Durantes as palestras serão apresentadas pesquisas de um grupo teuto-brasileiro formado por físicos, matemáticos, biólogos, climatologistas e geólogos s e fomentado pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

Já no painel "Equações para uma matemática atraente", os palestrantes apresentam propostas inovadoras e medidas com o propósito de aumentar o interesse dos alunos pela matemática - um dos maiores desafios para pesquisadores alemães e brasileiros. Os métodos ainda tendem a estimular a formação de jovens e suprir a escassez de mão de obra nas áreas da matemática, informática, ciências naturais e tecnológicas.

 

Entre os participantes, estão a Profa. Dra. Brigitte Lutz-Westphal, da Freie Universität Berlin; e o Prof. Dr. Jürgen Kurths, da Humboldt-Universität Berlin e do Potsdam Institute for Climate Research. Entre os representantes do Brasil, vale destacar a presença do Dr. Ricardo Karam, que atualmente conta com bolsa de pesquisa na Universität Hamburg; José Antonio Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE; e de Marcelo Viana da Silva, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática.

 

As inscrições, que devem ser efetuadas através do site da DWIH-SP no endereço http://www.dwih.com.br/, são gratuitas e voltadas para cientistas, professores, estudantes  - sobretudo - de pós-graduação, e gestores de ensino, além de profissionais de inovação e representantes de empresas.

 

Cronograma 3º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação

30 de Setembro

19h30 - Leibniz Lecture

Prof. Dr. Günter M. Ziegler, Freie Universität Berlin/ DFG Collaborative Research

Center "Discretization" Stars, polyhedra, ellipses and soap bubbles: Some stellar images between geometry and physics.

 

1º de Outubro

9h30 - Abertura e boas vindas com a presença do cônsul geral da Alemanha em São Paulo, Friedrich Däuble, da Prof. Dr. Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e do Dr. Dietrich Halm, representando o Centro Alemão de Ciência e Inovação ? São Paulo (DWIH-SP) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

Painel "Dynamical Phenomena in Complex Networks"

Moderador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Pereira, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

10h00 - Prof. Dr. Jürgen Kurths (Humboldt-Universität Berlin & Potsdam Institute for Climate

Research) Are modern concepts of complex systems science useful for earth sciences?

Prof. Dr. Elbert N. Macau (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE)

Controlling collective behavior

 

11h00 - Intervalo

11h30 - Prof. Dr. José Antonio Marengo (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE)

Regional circulation and extreme rainfall of the South American region

Delphine Zemp (Potsdam Institute for Climate Research)

Moisture recycling in South America as a complex network

Christian Schmeltzer (Humboldt-Universität Berlin)

A complex network approach to describe living neuronal cultures

 

12h30 - Debate com o público

Painel "Equações para uma matemática atraente"

Moderador: Prof. Dr. Günter M. Ziegler, Freie Universität Berlin

 

14h30 - Palestra Prof. Dr. Ricardo Karam (Universität Hamburg)

Como a Física pode estimular a compreensão da Matemática? Estratégias didáticas inspiradas em uma rica interação histórica

15h00 - Palestra Profa. Dra. Susanne Prediger (TU Dortmund)

Estimulando o interesse dos alunos pela Matemática - abordagens de ensino e suas fundamentações empíricas

 

15h30 - Intervalo

16h00 - Palestra Prof. Dr. Claudio Landim (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

A Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, um projeto educacional

 

16h30 - Palestra Profa. Dra. Brigitte Lutz-Westphal (Freie Universität Berlin)

Alunos como "investigadores da Matemática" - aprendizado nas aulas de Matemática baseado na indagação

 

17h00 - Palestra Prof. Dr. Marcelo Viana da Silva (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) PROFMAT -  Uma iniciativa nacional em prol da formação do professor de Matemática

 

17h30 - Debate com o público

18h00 - Debate Final