Notícia

Plantão News (MT)

Centrinho-USP oferece vários cursos gratuitos na área da Saúde

Publicado em 12 dezembro 2018

Por Agência Fapesp

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), em Bauru, está com processos seletivos abertos que oferecem 61 vagas no total para cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), lato sensu (especialização) e de extensão na área da Saúde.

As inscrições para mestrado e doutorado terão duas fases, a primeira até 18 de dezembro de 2018, e a segunda, de 2 a 25 de janeiro de 2019. Para os demais o período de inscrição vai de 14 a 25 de janeiro.

Todos os cursos são gratuitos. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, oferece 45 vagas, sendo 27 para mestrado e 18 para doutorado. Podem participar da seleção pessoas com graduação em cursos das três grandes áreas de conhecimento: biológicas, exatas e humanidades.

Os candidatos devem ter formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa; disponibilidade de dedicação integral ao curso, incluindo atividades ambulatoriais e assistenciais no hospital; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).

As inscrições serão recebidas na Seção de Pós-Graduação do HRAC-USP, na rua Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru, SP, de segunda a sexta, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

A Prática Profissionalizante em Cirurgia Craniofacial para Tratamento de Deformidades Congênitas e Adquiridas da Face oferece uma vaga para candidatos com graduação em medicina e residência médica concluída em Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica ou Cabeça e Pescoço.

Para a Prática Profissionalizante em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, são três vagas para candidatos com graduação em odontologia. A Prática Profissionalizante em Rinologia (Cirurgia Endoscópica, Cirurgia Plástica da Face e Craniofacial) oferece uma vaga. Os candidatos devem ser graduados em medicina e ter residência médica em otorrinolaringologia concluída.

Também são oferecidas três vagas para a Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis, voltada a profissionais com graduação em medicina e residência médica concluída em otorrinolaringologia.

As práticas profissionalizantes têm duração de um ano, com início em 7 de março de 2019. A carga horária é de 40 horas semanais de atividades teóricas e práticas. As inscrições serão realizadas pelo site da USP Digital.

Agência Fapesp