As intersecções entre realidade e ficção têm aparecido com destaque nas produções artísticas contemporâneas, aí incluídas as obras audiovisuais. Nesse sentido, os filmes de ficção parecem explorar seu caráter documental, bem como os documentários parecem apostar em sua força de ficção. Por exemplo, filmes emblemáticos de Eduardo Coutinho, como “Edifício Master” e “Jogo de cena”, devem seu impacto à construção de personagens reais, isto é, ao potencial de ficção que revelam nos depoimentos de pessoas anônimas e não-atores. Analogamente, roteiros de ficção, como “Linha de passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas, devem sua força ao caráter documental, ou seja, à proximidade que mantêm com a realidade.
Assim, iremos problematizar a simples oposição entre realidade e ficção, tendo como apoio referências do cinema, da filosofia e da psicanálise. Análises de filmes irão se articular às discussões dos temas pertinentes ao curso.
Cronograma
Aula 1
Análise de “Jogo de cena”, de Eduardo Coutinho O encontro do outro em si; O estranho/familiar; Crença desprovida de crença; O documentário enquanto ficção.
Aula 2
Filmagem da verdade X verdade da filmagem; A construção de personagens reais; Realidade material e realidade psíquica; Ideologia, realidade, ficção.
À discussão desses temas, serão articuladas análises de sequências de filmes pertinentes
Carga horária total – 02 encontros – 06 horas
Para: aberto a todos os interessados
Renato Tardivo é escritor, psicanalista e professor universitário. Doutor e mestre em Psicologia Social da Arte pela USP, com estágio de pós-doutorado em Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica. Autor de diversos artigos na área de cinema, literatura e psicanálise, tanto na imprensa como em periódicos acadêmicos. Publicou os livros de contos Do avesso (Com-arte/USP), Silente (7Letras) e Girassol voltado para a terra (Ateliê), da narrativa breve Castigo (E-galáxia) e dos ensaios Porvir que vem antes de tudo – literatura e cinema em ‘Lavoura arcaica (Ateliê/Fapesp) e Cenas em jogo – literatura, cinema, psicanálise (Ateliê/Fapesp, a ser lançado em 2018).
Bibliografia:
BIRMAN, J. Escrita e ficc¸a~o em psicana´lise. In: PASSOS, C. & ROSENBAUM, Y. (Orgs.). Interpretac¸o~es: cri´tica litera´ria e psicana´lise. Cotia: Atelie^ Editorial, 2014.
COUTINHO, E. Encontros – Eduardo Coutinho. (Felipe Braganc¸a – Org.). Azougue Editorial: Rio de Janeiro, 2009.
FREUD, S. (1919). O inquietante. Sa~o Paulo: Companhia das Letras, 2010. (Sigmund Freud: obras completas, v. 14)
HORKHEIMER, M. & ADORNO, T. W. Temas ba´sicos de sociologia. Sa~o Paulo: Cultrix, 1973.
MERLEAU-PONTY, M. O visi´vel e o invisi´vel. Sa~o Paulo: Perspectiva, 2009.
NICHOLS, B. Introduc¸a~o ao documenta´rio. Campinas: Papirus, 2012.
TARDIVO, R. Cenas em jogo – a exacerbação da ambiguidade. Significação (ECA-USP), v. 43, n. 46, São Paulo, 2016.
XAVIER, I. O jogo de cena e as outras cenas. In: OHATA, M. (Org.). Eduardo Coutinho. Sa~o Paulo: Cosac Naify, 2013.