Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Cenapad-SP põe em operação equipamento que eleva poder computacional em 5 teraflops

Publicado em 24 maio 2011

Entrou em operação na segunda-feira um novo equipamento SGI (Silicon Graphics), aumentando em 5 teraflops (TFlops) a capacidade computacional do Centro Nacional de Alto Desempenho do Estado de São Paulo (Cenapad-SP), que funciona no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. Este equipamento representa um upgrade no sistema SGI adquirido em 2008 com verba do Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual está vinculado o Sistema Nacional de Alto Desempenho (Sinapad).

"Devido ao bom desempenho dos nossos equipamentos e à expressiva produção científica associada a eles, recebemos mais 500 mil reais para este upgrade. Mais do que o aumento de capacidade computacional, o novo equipamento vem incrementar outros cinco módulos do ambiente SGI, que faz grande sucesso junto aos nossos usuários desde 2005", explica Edison Zacarias da Silva, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e coordenador do Cenapad-SP.

A medida de 1 teraflop corresponde a um trilhão de operações por segundo. Em outubro de 2010, o Centro já havia inaugurado um sistema IBM adquirido com recursos da Fapesp e que aumentou em 25 vezes a sua capacidade computacional. "Este equipamento SGI soma cinco teraflops aos 42 da IBM. Aumentar a capacidade é importante, mas manter duas plataformas para uso também é interessante. Às vezes, um procedimento roda melhor em um ambiente do que no outro e a pluralidade oferece opções ao pesquisador", observa Zacarias da Silva.

A computação de alto desempenho vem permeando quase todas as áreas da ciência no enfrentamento de desafios como a hidrodinâmica aplicada, projetos de aviões, modelagem global do ambiente, simulações de ecossistemas, previsões meteorológicas, processamento de imagens médicas digitais, biologia molecular, projetos de novas moléculas e medicamentos, otimização de processos em larga escala e nanociência.

Criado em 1994, o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho de São Paulo está aberto a todas as instituições brasileiras e possui pesquisadores associados do Amapá ao Rio Grande do Sul. É um dos oito centros que compõem o Sinapad do MCT. Em 2010, o site do Cenapad-SP registrava 122 projetos ativos e 284 usuários, sobretudo das áreas de física e química, mas também de engenharia, computação, biologia, estatística, matemática, astronomia, zootecnia e ecologia.