Notícia

Jornal de Piracicaba online

Cena realiza encontro científico

Publicado em 26 setembro 2006

Evento que comemora os 40 anos do instituto, começa hoje e termina na sexta-feira

O 12º Encontro Científico dos Pós-graduandos (ECPG) no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP) começa hoje e vai até sexta-feira, no anfiteatro Admar Cervellini. Com o tema Cenário e Perspectiva Científica: Fomento, Pesquisa e Extensão, o simpósio deste ano tem o objetivo de demonstrar aos participantes os atuais cenários da pesquisa no Brasil. O evento acontece no mês de aniversário do Cena, que completa 40 anos em 2006.
Segundo Márcio Ramatiz Lima dos Santos, doutorando do Cena e um dos organizadores do evento, as inscrições podem ser feitas na hora. "Já estamos com 150 inscritos, mas temos capacidade para receber 200 pessoas", disse.
Santos afirma que, além de reunir e promover a exposição de trabalhos das diversas áreas do conhecimento, o simpósio irá debater assuntos pertinentes à comunidade científica, de acordo com o tema do encontro.
Programação — Evento será aberto às 8h30. Depois, às 10h30 haverá a palestra Cenário e Perspectiva Científica: Fomento, Pesquisa e Extensão, com professor Carlos Henrique de Brito Cruz Diretor Científico Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Às 13h30, haverá a mesa-redonda Propriedade Intelectual: Direito, Obrigação e Ética, com a professora Gabriele Cornelli da UnB (Universidade de Brasília); o professor Fernando Galembeck da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o engenheiro Clovis Silveira, diretor C&S InterPatents. A sessão de painéis será às 17h. Amanhã, às 8h30, haverá a palestra Cenário dos Direitos Autorais no Brasil, com Clóvis Silveira. Às 11h será vez da palestra Are the Global Resources Soil and Water Facing There Limit?, com Peter Burauel, diretor do Instituto de Agroesfera da Alemanha. A programação prossegue na sexta-feira.