Notícia

Plantão News (MT)

CeMEAI realiza concurso sobre tecnologia dos beacons entre alunos da USP

Publicado em 06 outubro 2016

O Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP), e a empresa de inovação Siena Idea, em São Carlos, estão promovendo um concurso que estimula a criação de aplicações com a tecnologia dos beacons – pequenos dispositivos físicos que emitem curtos pacotes de dados bluetooth com certa frequência e raio de alcance programáveis.

“A utilização de beacons para sinalização de produtos para venda, itens de acervo em museus e em guias eletrônicas para turismo é bem conhecida. Pretende-se, com este concurso, expandir o universo de utilização desses dispositivos dentro do que se convencionou chamar de Internet das Coisas”, explica Edson Moreira, pesquisador do Centro à assessoria de Comunicação do CeMEAI.

Ainda segundo ele, o desenvolvimento de aplicações com beacons inseridos em contextos definidos pela combinação de dados oriundos da leitura de sensores comumente disponíveis em smartphones, do tipo acelerômetro, GPS, NFC etc., pode gerar utilizações novas e inovadoras para esta tecnologia. “Os escopos principais de aplicação seriam o uso domiciliar, comercial e em ITS [Intelligent Transportation Systems]. No entanto, propostas em outras áreas poderiam também ser consideradas”, afirmou Moreira.

Os vencedores serão estimulados a criar startups, de maneira a contribuir para o crescimento do ecossistema baseado nesta tecnologia.

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), de qualquer curso, de todos os campi.

O cronograma e regulamento podem ser acessados no site do concursohttp://www.cemeai.icmc.usp.br/beanicon/. As inscrições podem ser feitas também pelo site, desde o dia 1º de outubro.

Agência FAPESP