Notícia

Jornal Brasil

Celso Lafer recebe Grande-Colar do Mérito do TCU

Publicado em 14 novembro 2013

O presidente da FAPESP, Celso Lafer, foi agraciado nesta quarta-feira (13/11) com o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU), em sessão solene no plenário do TCU em Brasília.

O Conselho do Grande-Colar - formado por Augusto Nardes, presidente do TCU, por Aroldo Cedraz, vice-presidente, e por sete ministros titulares do Tribunal - elege como agraciados personalidades nacionais ou estrangeiras apontadas "por seus méritos excepcionais e relevante contribuição ao país". Trata-se da mais alta condecoração concedida pelo tribunal.

Na ocasião também foram homenageados Carlos Roberto Ribeiro de Moraes, diretor e cirurgião-chefe do Instituto do Coração de Pernambuco; Edson Porto, primeiro médico a chegar a Brasília; Guilherme Palmeira, ministro emérito do TCU e ex-governador de Alagoas; Jair de Oliveira Soares, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Previdência Social; João Nogueira de Rezende, ministro emérito do TCU e ex-parlamentar; e Teresa de Jesus Costa D"Amaral, criadora e superintendente do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (IBDD).

Lafer discursou em nome de todos os agraciados, destacando dois aspectos relevantes da homenagem. "Em primeiro lugar o valor intrínseco que traz consigo o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, por simbolizar os princípios que historicamente inspiram o Tribunal de Contas e que se prolongam até os dias de hoje. Estes princípios consubstanciam um dos componentes essenciais dos direitos humanos e da sua relação com a democracia - dois temas recorrentes do meu percurso."

Lafer lembrou que a criação de um tribunal de contas no Brasil é resultado da consolidação de uma "visão republicana, mais propensa à abertura democrática e à responsabilização dos agentes públicos".

Ele destacou ainda que "ao homenagear cidadãos brasileiros, cuja trajetória pessoal se constrói também em matérias distintas dos temas com os quais mais diretamente o Tribunal lida em seu cotidiano, o Tribunal indica perceber sua própria função como sendo integrada a um sentido finalístico mais amplo, voltado à concretização do mandamento constitucional da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, voltada para preservar o bem de todos".

Lafer é professor emérito do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), foi Ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e, entre outros títulos, recebeu em 2002 a mais alta condecoração da Ciência e Tecnologia do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico.

A entrega da comenda, criada em 2003, está em sua 11ª edição. Ao longo dos últimos anos, o Grande-Colar já foi concedido a personalidades de destaque de diferentes áreas, como a atriz Fernanda Montenegro (2003), o médico Adib Jatene (2010) e o escritor Ariano Suassuna (2012).

A comprovação do agraciamento é feita mediante diploma confeccionado em papel especial pela Casa da Moeda do Brasil e expedido pelo chanceler da insígnia, o presidente do TCU.

Mais informações sobre o Grande-Colar: http://portal2.tcu.gov.br.

Fonte: Agência FAPESP