Notícia

Click ABC

Cecape de São Caetano recebe Simpósio de Pesquisa do Grande ABC

Publicado em 11 novembro 2011

Da Redação - O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cape) Dra. Zilda Arns, em São Caetano, recebeu nesta quinta-feira (10) o Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. As principais Instituições de Ensino Superior da região participaram do evento científico interdisciplinar, entre elas a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e o Instituto Mauá de Tecnologia.

“Este simpósio é muito importante para que as universidades do Grande ABC mostrem à sociedade o que estão fazendo, assim como para que os pesquisadores da região conheçam o trabalho dos colegas. É possível que muitos encontrem pesquisas relacionadas às suas, o que pode motivar parcerias e aperfeiçoamento dos trabalhos”, avaliou o reitor da USCS, Silvio Augusto Minciotti.

Além das universidades de São Caetano, participaram do Simpósio de Pesquisa do Grande ABC a Universidade Metodista de São Paulo; Centro Universitário da FEI; Centro Universitário Fundação Santo André; e Universidade Federal do ABC. Todas as instituições possuem programas de pós-graduação, em nível de mestrado e/ou de doutorado, e desenvolvem pesquisas relevantes nas diversas áreas do conhecimento em que atuam.

O Simpósio contou ainda com a presença de representantes de agências de fomento – Capes, CNPq, Finep e Fapesp - e ainda de representantes do setor produtivo do Grande ABC, visando uma maior incorporação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na cadeia produtiva. Ele foi dividido em diversas áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação; Saúde e Biológicas; Exatas e Engenharias; e Ensino por meio da Pesquisa.