Segundo tradição de povos das ilhas Fiji, decisões para um bem maior devem ser tomadas por meio de um diálogo inclusivo, participativo e transparente. Este processo de comunicação recebe o nome de Talanoa e foi adotado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). No próximo 19 de outubro, o Rio de Janeiro sediará uma edição do Diálogo de Talanoa sobre Mudanças Climáticas, com realização do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Grupo Banco Mundial. O encontro é co-organizado pelo Museu do Amanhã e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
Na ocasião, será apresentado o aguardado Relatório Especial do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) sobre os cenários de Aquecimento Global de 1.5 ° C, seguido de painéis de diálogo. Um dos destaques é a participação de Paulo Artaxo, membro IPCC, professor titular no Instituto de Física da USP e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).
“O propósito do Diálogo de Talanoa no Rio será conversar sobre o papel de grandes empresas no cumprimento do Acordo de Paris, além de estimular a participação da sociedade brasileira no combate às mudanças climáticas. Também ouviremos o Secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Thiago Mendes”, informa Marina Grossi, presidente do CEBDS.
Saiba Mais
DIÁLOGO DE TALANOA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Data: 19 de outubro de 2018
Horário: 13h às 18h
Local: Auditório do Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Programação completa e inscrições gratuitas: cebds.org.br
Patrocínio: Bradesco, Grupo Banco Mundial, Itaú, Santander e Shell.
Apoio de mídia: Estadão