Notícia

Porto Ferreira Hoje

CDMF oferece bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP na área de Físico-Química

Publicado em 16 fevereiro 2021

O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CPMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, hospedado pela UFSCar, oferece uma vaga de pós-doutorado para desenvolver o projeto “Simulação de processos e materiais eletroquímico para armazenamento e conversão de energia usando o método de elementos finitos”.

O candidato que desejar se candidatar a esta oportunidade deverá possuir o título de Doutor em Química, experiência na área de eletroquímica fundamental, com ênfase em modelagem de processos eletroquímicos. Deve ter domínio das equações diferenciais parciais que regem os fenômenos de transporte por difusão, migração e convecção em meios aquosos e porosos. Ter conhecimento dos mecanismos envolvidos na variação do pH interfacial, transporte iônico através de nanocanais e interação das nanoestruturas com a luz.

Fornecer a capacidade de calcular a contribuição faradaica real em voltametria ultrarrápida por simulação e distribuição de corrente em células de camada fina. Ao mesmo tempo, o candidato deve ter experiência com o método numérico de elementos finitos, em particular para comprovar seu conhecimento do software COMSOL Multiphysics, bem como estratégias de minimização de erros numéricos e contornar problemas de convergência.

Para concorrer à vaga, por favor envie e-mail até 15/3/2021 para bolsapdecp@gmail.com com">target="_blank">bolsapdecp@gmail.com com a seguinte documentação:

1. Carta apresentando seu interesse;

2. Um CV resumido, apresentando a formação acadêmica, publicações, e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto;

3. Nomes e e-mails de duas pessoas como referência.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Fonte: José Angelo Santilli - santilli.jornalismo@gmail.com target="_blank">santilli.jornalismo@gmail.com