Notícia

ID News

CDMF lança novo game educativo: Patrulheiros da História – Angola

Publicado em 10 dezembro 2018

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo, projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF- CEPID – FAPESP), acaba de lançar o Patrulheiros da História – Angola, um jogo de plataforma com foco nas reações do jogador. O jogo começa com a família da personagem descobrindo que uma empresa será construída sobre um sítio arqueológico. Então os filhos do casal decidem tentar encontrar as peças históricas da área, antes que a construção aconteça. Para isso, precisam passar pelos guardas da companhia e evitá-los. Na versão de Angola, cabe ao jogador encontrar as partes de uma máscara africana no local que, posteriormente, descobrem que ela emana algum tipo de poder mágico. O jogo conta o tempo em cada fase, permitindo que o aluno entre e participe do Ranking do jogo existente no portal do Ludo Educativo. Além disso, o jogo também tem suporte a Controles e Joysticks!

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e tem jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu nos corredores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), que atua em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. O Centro também recebe investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UNESP, UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).