Notícia

ID News

CDMF e Aptor negociam implantação de plataforma educativa digital na Argentina

Publicado em 30 julho 2020

Por José Angelo Santilli

Sistema deve garantir continuidade de processos educativos no contexto das medidas de distanciamento social

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a Aptor Software, empresa spin off do Centro, negociam a implementação da plataforma educativa digital “Ludo Escola” no município de Tandil, na Argentina.

Devido à emergência sanitária imposta pela pandemia de COVID-19 e as necessárias práticas de distanciamento social que acarretam, também, a paralização de atividades presenciais nas escolas, alternativas para continuidade dos processos educativos têm sido demandas pela sociedade.

Tendo em vista tal necessidade, o grupo “Ludo Educativo”, projeto de extensão do CDMF em parceria com a Aptor, desenvolveu o sistema “Ludo Escola”, uma plataforma de ensino à distância que tem como objetivo auxiliar alunos e professores com o emprego de novas tecnologias digitais.

A ferramenta apresenta diversos recursos didáticos, jogos educativos e materiais de apoio de diversas disciplinas. Outra possibilidade apresentada é a criação de salas de aula virtuais com atividades personalizadas pelo professor e aplicação de avaliações sobre os conteúdos ministrados.

O sistema, que já se encontra em implementação na rede municipal de ensino de São Carlos – SP, também poderá ser implementado na rede de ensino do município de Tandil, na Argentina. A apresentação da ferramenta aos tomadores de decisão da cidade do país vizinho foi realizada pelo pesquisador Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e integrante do CDMF.

Diante do interesse apresentado, algumas tratativas para definição de um convênio de colaboração entre o CDMF e o Município já estão sendo realizadas entre o pesquisador Elson Longo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF, e o prefeito de Tandil, Miguel Ángel Lunghi.

Em uma primeira etapa, todos os conteúdos serão traduzidos para o Espanhol por profissionais residentes na Argentina. Posteriormente, outras alterações serão implementadas na plataforma para ajuste e produção de alguns conteúdos de acordo com os currículos e necessidades locais, mediante o diálogo entre as equipes do “Ludo Educativo” e das Secretarias de Educação e Saúde de Tandil.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).