Porto Ferreira Hoje

CDMF, de São Carlos, produz ‘face shields’ com propriedades microbicidas para unidades de saúde

Publicado em 22 maio 2020

As face shields (protetores faciais) feitas por impressão 3D com material microbicida, produzidos por uma ação conjunta entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e Nanox Tecnologia, estão chegando aos seus destinos finais: os profissionais de saúde que convivem diretamente com atendimentos de pessoas acometidas ou com suspeita de COVID-19.

Já foram entregues 60 unidades dos protetores faciais microbicidas a instituições de saúde de São Carlos (Hospital Escola e UPAs), Descalvado (Santa Casa e CAPS) e Porto Ferreira (Santa Casa e APAE), no último dia 19 de maio.

A ação é resultado da parceria do CDMF com o grupo ‘Você Também Pode Ajudar de São Carlos’. A partir da atuação deste grupo, já foram doadas mais de mil unidades de face shields, além de outros produtos, como aventais, mascaras e equipamentos para intubação de pacientes em estágio grave da COVID-19 para São Carlos e região.

O CDMF tem como uma de suas vertentes principais de pesquisa o desenvolvimento de matérias voltados ao setor de sáude. Sendo assim, uma série de materiais desenvolvidos tendo como base partículas de prata estão sendo testados para a adição em matrizes poliméricas e cerâmicas, para se obter compósitos com ação microbicida.

De acordo com diversos trabalhos publicados por pesquisadores do CDMF e de outras instituições em periódicos internacionais, já foram observadas ações antibacterianas, antifúngicas e antivirais destes materiais, os tornando promissores em um possível combate à proliferação do SARS-CoV-2 em diversas superfícies.

Segundo o pesquisador Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF, estes materiais já estão sendo avaliados frente ao SARS-CoV-2 e apresentam resultados animadores.

A equipe de impressões e desenvolvimento destes materiais conta com a atuação de Sandra Cruz, professora do DQ – UFSCar, Dyovani Coelho, pós-doutorando no DQ – UFSCar, Marcelo Assis, Lara Kelly Ribeiro e Gabriel Wosiack, doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar, todos integrantes do CDMF.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

>