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Diário do Comércio (MG) online

CCBB Educativo apresenta modelo da EAB

Publicado em 19 maio 2021

A Escolinha de Arte do Brasil (EAB) é citada por educadores como uma experiência modelo de processo educativo que se apoia na arte para desenvolver a capacidade criadora da criança. Para falar sobre essa vivência, o projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, apresenta “Das histórias: arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil (EAB)”, com Sidiney Peterson Lima (foto). A transmissão ao vivo acontece hoje, às 15h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

Criada em 1948, na cidade do Rio de Janeiro, A Escolinha de Arte do Brasil (EAB) se manteve tão forte repercussão no contexto educacional brasileiro que, nos anos seguintes à sua fundação outras iniciativas, similares, foram empreendidas em diferentes estados do país.

Em “O perigo de uma história única”, Chimamanda Ngozi Adiche, afirma que “as histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar”. Que histórias são contadas sobre a Escolinha de Arte do Brasil (EAB)? Como essa experiência colaborou para um entendimento acerca da arte e o seu ensino? Como se trabalhava, no âmbito da EAB, a questão da criação artística e qual entendimento e importância desse conceito naquele contexto? Quais as relações possíveis entre as práticas realizadas na formação de professoras/es de artes, na EAB, e os museus de arte?

Estas são perguntas norteadoras do curso que aqui se delineia e que tem as histórias da Arte/Educação no Brasil como processo para uma aproximação e entendimento acerca das experiências artísticas e epistemológicas realizadas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB). O curso parte de leituras dos arquivos da EAB, suas diferentes funcionalidades, lacunas, brechas não para trazer certezas sobre a EAB, mas como modo de colocar em circulação outros discursos sobre a EAB e a formação modernista de professoras/es de artes, a partir de perguntas elaboradas na contemporaneidade.

Sidiney Peterson F. de Lima é professor colaborador do Prof-Artes (IA/Unesp), além de. diretor de Relações Internacionais da Federação de Arte/Educadores do Brasil (biênios 2017/2018 – 2019/2021), doutor em artes pelo Instituto de Artes (Unesp), com bolsa Fapesp, mestre em artes pela mesma instituição, sendo bolsista Capes. Ele possui licenciatura em pedagogia pela Unidade Acadêmica Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco.