Agência FAPESP – A Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) lançou chamada pública para incorporação de pesquisadores por meio dos programas de Pós-Doutorado e de Pesquisador Colaborador.
Projeto criado em parceria com a Fundação Itaú para Educação e Cultura, a Cátedra tem como objetivo contribuir para políticas de formação e valorização do professorado da educação básica no país, especialmente das redes públicas.
Espera-se com a chamada que os pesquisadores contribuam para sistematizar informações fundamentadas sobre experiências localizadas e políticas educacionais relevantes que possibilitem incrementar e aperfeiçoar a formação do professorado e o seu desenvolvimento profissional.
O Programa de Pós-Doutorado na USP é destinado a portadores de título de doutorado e tem duração de 6 a 12 meses, para dedicação mínima de 20 horas semanais, mas é desejável dedicação de 40 horas semanais.
As atividades acadêmicas da Cátedra se organizam em quatro grandes focos temáticos: “Fundamentos e Temas”, “Práticas e Didáticas”, “Espaços e Políticas” e “Sujeitos e Sentidos”.
Os interessados deverão enviar projeto que precisa se enquadrar nos eixos de atuação da Cátedra. Os projetos serão supervisionados por docentes e pesquisadores membros do seu corpo acadêmico permanente e podem ser desenvolvidos com ou sem bolsa.
Caberá ao interessado indicar a modalidade da bolsa e submeter, quando for o caso, a solicitação às respectivas agências de fomento. A Cátedra destinará parcela do seu orçamento anual para o custeio de bolsas de pós-doutorado exclusivamente para projetos e atividades específicas.
Os projetos devem ser submetidos até dia 31 de março de 2021, por formulário eletrônico. O resultado dos projetos selecionados será divulgado no dia 29 de abril. As atividades estão previstas para começar em maio de 2021.
Mais informações em: https://bit.ly/2OGDq2r.
Fonte: Agência FAPESP