Conhecido por suas instalações tecnológicas que deixam o aprendizado das ciências mais lúdico, o Catavento Cultural, Museu do Governo do Estado de São Paulo, inaugurou ala dedicada aos dinossauros brasileiros. Com 100 m², a sala Dinos do Brasil fica na seção “Vida” do Museu e dá ao visitante a chance de fazer um passeio pelo território brasileiro na era mesozoica – entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás – com auxílio de óculos de realidade virtual.
Desenvolvida pela startup brasileira VR Monkey com patrocínio da Intel e da Ambev, a sala Dinos do Brasil prevê sete sessões diárias com 40 minutos de duração e capacidade para 25 pessoas. A bordo de uma cápsula do tempo, a atividade leva o público para uma viagem pelas paisagens primitivas do Brasil, de Norte a Sul, nos períodos Triássico e Cretáceo.
Uberabatitan, Abelissauro, Unaissauro e Saturnália são algumas das espécies de dinossauros brasileiros que irão interagir com os visitantes, junto a outros animais pré-históricos, em meio a um passeio por florestas, desertos e áreas vulcânicas que, à época, faziam parte do relevo do território nacional. A experiência multissensorial, que estimula visão, audição e senso de direção, atrai não somente as crianças, frequentadoras assíduas do museu, mas também os adultos que apreciam História, tecnologia e games.
O projeto contou com a consultoria do professor dr. Luiz Anelli, do Instituto de Geociências da USP, com o apoio da Fapesp por meio do PIPE. É o primeiro projeto de realidade virtual financiado pela Lei Rouanet.
As sessões acontecem das 10 às 16 horas, a cada hora, de terça a sexta-feira, com programação de sessões para grupos. Aos finais de semana, férias escolares e feriados é necessário retirar senha para participar da atividade.
O Catavento está localizado no Palácio das Indústrias, na Avenida Mercúrio, s/nº, Parque Dom Pedro II, Centro, capital, telefone: (11) 3315.0051, com funcionamento de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A bilheteria fecha às 16 horas.
O ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Aposentados, crianças de 4 a 12 anos, estudantes com carteirinha e pessoas com deficiência pagam meia. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes.
O Catavento é resultado de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação. O espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em 8.000 metros quadrados, distribuídas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.
No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.