Notícia

O Regional (Catanduva, SP) online

Catanduva Recebe Curso de MBA com Professores da USP em 2015

Publicado em 11 dezembro 2014

A Fundace (Fundação Para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), mantida por docentes da FEA-RP/USP, traz para Catanduva o MBA em Gestão Empresarial. O curso será feito em conjunto com o Colégio Nossa Senhora do Calvário, o Colegião, que irá ceder o espaço para o MBA, em 2015.

A iniciativa foi do empresário João César de Moraes. O MBA é voltado para advogados, psicólogos, médicos e o público com formação superior em geral também pode fazer o curso. Eles têm que estar sabendo como está funcionando o mercado e cada departamento, frisa João.

A ideia de trazer esse curso para Catanduva veio após João completar o MBA no FEA-RP/USP e convidar os professores da Fundace para montarem um bloco em Catanduva. Trazer para Catanduva também irá poupar o catanduvense não apenas economicamente, mas também com segurança, assim eles não terão que viajar para, porque além do tempo, há risco de vida e gastos a mais com alimentação e locais para dormir, conta.

A parceria foi assinada na última semana e as aulas têm início em março. João destaca que Catanduva vem de uma região muito rica e que tem grandes redes empresariais. A região é muito rica e temos grandes empresas aqui, o que reflete muito nas grandes redes que estão aqui. Com o curso iremos trazer conhecimentos técnicos para que possamos incrementar e gerar mais riqueza para Catanduva, principalmente no comércio.

João completa que o curso tem como objetivo trazer novos horizontes para o comércio catanduvense. O nosso objetivo é fazer com que o comércio e os negócios em Catanduva sejam inovados. Temos que trabalhar com conhecimento e com educação, frisa.

Um dos objetivos em trazer o MBA é para a importância do empresário, médico ou  advogado tenha conhecimento de cada departamento que ele está trabalhando. O MBA é muito importante, pois se trabalha com o marketing, controle financeiro, gestão de pessoas. Além disso, o curso trabalha tanto em prática quanto teórico, que é muito importante, frisa João.

O curso de MBA irá trazer 54 professores doutores da USP para ministrarem em Catanduva, o tema será voltado para Serviços e todo o material didático será trabalhado com pesquisas e livros feitos pelo corpo docente do curso. Todas as empresas de Catanduva prestam serviço, estamos customizando para as pessoas enriquecerem o conhecimento. Temos que angariar mais gente para cá e saber lidar com esse tipo de coisa e temos certeza que vamos conseguir trazer grandes coisas, explica.

O curso ainda contará com três coordenadores. O empresário João César de Moraes será de Catanduva, MBA em Gestão Empresarial pela FEA-RP/USP, formado em Educação Física e preparador físico.

Os dois coordenadores são de Ribeirão Preto, e também fazem parte do quadro docente que virá para Catanduva. A Profª Dra. Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, com Livre-docência em Administração Geral pela FEA-RP-USP, Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Atualmente é professora associada da FEA-RP da Universidade de São Paulo e Assessora Científica da FAPESP.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias da Administração, Planejamento Estratégico e Tomada de Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos, tratamento de esgoto sanitário, energias alternativas e ecoeficiência.

O professor e Dr. Marcio Mattos Borges de Oliveira p Possui graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA - 1982), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Apoio à Decisão, Planejamento e Controle de produção, Administração, Logística e Cadeia de Suprimentos.

O MBA terá duração de dois anos e é voltado para graduados de Catanduva e cidades da região. O período de inscrições será definido. Em caso de dúvidas, o coordenador João César de Moraes está à disposição, pelo e-mail joaocesarmoraes@hotmail.com, ou pelo telefone (17) 98156-9728.

 

Da Reportagem Local