Notícia

O Liberal (Americana, SP) online

Casos de Covid-19 em Americana aumentam e acendem alerta sobre nova onda (1 notícias)

Publicado em 15 de dezembro de 2022

Por Ana Carolina Leal

Notificações positivas registraram alta de 82% em novembro na comparação com outubro; neste mês, em sete dias, foram 352 casos

O número de casos positivos de Covid-19, em Americana, aumentou 82% em novembro na comparação com o mês de outubro. O total de confirmações saltou de 266 para 486, segundo boletim epidemiológico da prefeitura. Neste mês, somente entre os dias 7 e 13, foram mais 352 notificações, o que representa 72% do total registrado em novembro, um indicativo de que a quantidade de casos pode aumentar ainda mais até o final do ano.

Na região de Campinas, que engloba a cidade de Americana, o índice de transmissão do vírus também subiu. Dados da plataforma SP Covid-19 InfoTracker, criada por pesquisadores da USP e da Unesp com apoio da Fapesp para acompanhar a evolução da pandemia, mostram que a taxa de transmissão atingiu 1,34 na região. Em 24 de novembro, estava em 1,18 e em outubro, 0,89.

O índice apontado pela plataforma indica que um grupo de 100 pessoas infectadas com o vírus pode infectar outras 134. A alta no número de casos começou a ser sentida no começo de novembro, quando a taxa de transmissão atingiu 1,06.

Segundo especialistas, tudo indica que o cenário é decorrente da subvariante Ômicron BQ.1, que gera preocupação porque possui mutações que a ajudam a escapar da resposta imunológica.