Notícia

APAS - Associação Paulista de Supermercados

Case ambiental da APAS é apresentado na 26ª Conferência do Clima da ONU, na Escócia

Publicado em 04 novembro 2021

O case ambiental da Associação Paulista de Supermercados (APAS) que quantifica as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) evitadas anualmente com a legislação que proíbe a entrega gratuita de sacolas plásticas nos supermercados da cidade de São Paulo é banchmark na 26ª Conferência do Clima da ONU, a COP 26. O diretor do Comitê de Meio Ambiente da APAS, Paulo Pompílio, e o consultor ambiental Thiago Pietrobon estão representando o setor supermercadista no evento que ocorre de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. Na segunda-feira (01), a APAS foi destaque no lançamento do livro “Acordo Ambiental São Paulo”, promovido pela CETESB, que reuniu 56 cases de sucesso ambiental no estado de São Paulo.

Entenda o case da APAS:

A regulamentação da Lei Municipal de São Paulo 15.374/2011, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados da cidade de São Paulo, conseguiu evitar que 94,25 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) fossem produzidas por ano. A mudança resultou na redução de 84.4% do volume de sacolas plásticas distribuídas pelo setor supermercadista desde 2016, totalizando em 10.2 mil toneladas/mês de plástico PEAD. A meta do Estado de São Paulo na área de resíduos, segundo a Política Estadual de Mudanças Climáticas, é reduzir 18.552,4 mil toneladas de CO2. Assim, a contribuição do setor supermercadista da capital paulista representa 0.5% do total de emissões que se busca reduzir. Quando for ampliado para todo o Estado, este percentual deve chegar a 1.8%.

Sobre a COP26

Cerca de 90% das nações assumiram, durante a COP 26, o compromisso de zerar as emissões até 2050. O primeiro acordo, com 114 aderentes, tem como objetivo deter e reverter o desmatamento até 2030, juntamente com um fundo de US$ 12 bilhões de recursos públicos, mais US$ 7.2 bilhões em financiamento privado. Alinhado a estas metas, o governador João Doria (PSDB) apresentou projetos de preservação ambiental e redução da emissão dos gases de efeito estufa no estado de São Paulo e na Amazônia no encontro sobre o Dia Mundial das Cidades.

“Os pontos positivos são o avanço na agenda contra desmatamento, muito importante para o Brasil, e o maior envolvimento dos setores privados, financeiro e subnacionais. Os estados brasileiros se uniram para defesa da Amazônia e o Governador João Doria anunciou mais de RS$ 100 milhões em pesquisa, apoiadas pela FAPESP, para esta finalidade”, informou Pietrobon sobre a participação do Brasil nos primeiros dias do evento.

O consultor ambiental destaca também o acordo para um controle mais efetivo de metano, defendido pelos EUA, com 105 aderentes, e a agenda de Avanços de Glasgow, até agora com 35 aderentes, que tem como objetivo acelerar tecnologias mais limpas e reduzir seus custos pela metade até 2030, nos setores de energia, transporte rodoviário, hidrogênio, aço e agricultura.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TV Cultura Cruzeiro do Sul SBT Interior Portal Exame Portal da TV Cultura Organics News Brasil Portal Bauru Notícias Cidade Azul Notícias SBNotícias Mundo Lusíada Jornal Expresso Diário Folha Livre News Notícia de Limeira Universo Notícias Ata News Folha do Meio Ambiente Jornal Joseense News Correio da Manhã (RJ) Rondônia Agora RP10 SBT News TV Mais Portal R3 Pauta Brasil Agora TS RW Cast Prime Time Zone (EUA) Revista Cenarium online Agência de Notícias – Defesa Portal do Governo do Estado de São Paulo Mix Vale FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Agora TS Gazeta Costa Sul Hora PR Garanhuns Notícias Valor Amazônico Mundo e Negócios FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Diário Regional (Diadema, SP) online Campo Belo em Foco DF Agora Blog do Welbi Benefícios News Oeste Ao Vivo Oeste 360 Relato News Revista Interativa Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal de Notícias Virou Manchete SBT News Band Jornalwebdigital JW News - Jornal Web News Brasil Agora Estratégia ESG Portal Você Online Brasil Amazônia Agora Jornal de Jundiaí online Política em Foco MT Estadão Mato Grosso online ABC do ABC Brasil Agora Política Real Nosso Goiás Cruzeiro do Sul online Beto Ribeiro Repórter Benefícios News Brasil Agora BNC Amazonas Pauta Brasil Gazeta Costa Sul Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Garanhuns Notícias Hora PR Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo A Crítica (MS) online Jornal do Dia (Amapá) O Juruá Em Tempo ContilNet Notícias 180 Graus Metropóles The World News (Ucrânia/Brasil) O Imparcial (Presidente Prudente, SP) Embassy