Notícia

Fundação CASA

CASA Cândido visita Supera Parque de Inovação

Publicado em 28 janeiro 2016

24 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Cândido Portinari, localizado na cidade de Ribeirão Preto e pertencente à Divisão Regional de Ribeirão (DRN), visitaram na última segunda, terça e quarta-feira (25 a 27/01) o laboratório de robótica do Supera Parque de Inovação, também localizado na cidade.

O espaço é mantido pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a empresa ZOOM Education for Life, responsável no Brasil pelo programa LEGO Education, realizado internacionalmente pela empresa dinamarquesa de brinquedos de montar.

Durante a visita, que durou aproximadamente duas horas, os jovens tiveram acesso aos robôs montados com as peças de LEGO, bem como a toda a interface utilizada na programação destes. Com isso, eles puderam montar e programar algumas rotinas fazendo, por exemplo, os robôs virarem, irem para frente, para trás e se deslocarem até um determinado ponto da mesa.

Além de conhecerem o laboratório da LEGO, eles também visitaram os laboratórios de eletrônica, mecânica, tecnologias ultrassônicas, compatibilidade eletromagnética, radiações ionizantes e químicas, onde receberam informações sobre a carreira profissional nestas áreas.

De acordo com o diretor do centro, João Rafael Mião, o momento foi muito positivo para os jovens. “Queremos contribuir para aumentar o interesse deles nesse tipo de assunto, contribuindo para que, no futuro, haja mais mão de obra nesses setores que demandam profissionais da área técnica”, concluiu.

O Supera Parque de Inovação foi estruturado por meio de uma parceria entre a USP, a Prefeitura de Ribeirão, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado e a FIPASE, com o apoio da FINEP, do MCT e da FAPESP.