Notícia

Grupo de Estudos de História Ibérica Moderna GEHIM-USP

Carolina Garcia Mendes, pesquisadora do GEHIM/USP, faz lançamento do seu livro: Nos prelos da Restauração Portuguesa. “Dar ao mundo verdadeira notícia”, na próxima quarta-feira.

Publicado em 09 agosto 2021

Por mabivarella

Na próxima quarta-feira às 14:00 será o lançamento do livro Nos prelos da Restauração Portuguesa. “Dar ao mundo verdadeira notícia”, de Caroline Garcia Mendes, membro do GEHIM. O livro é fruto de sua tese de doutorado, defendida no ano de 2019 na FFLCH e que foi orientada pela professora Ana Paula Megiani, que também participará do lançamento.

A pesquisa de Caroline propõe analisar a publicação de notícias impressas nas cidades de Lisboa e Madrid durante o período que ficou conhecido como Restauração Portuguesa (1640-1668). Com financiamento da FAPESP, a historiadora pode não só dedicar-se à pesquisa no Brasil mas também visitar arquivos e bibliotecas ibéricos em busca de ampliar sua análise para documentos ainda não digitalizados e que só podem ser encontrados em seus acervos de origem. Dessa forma, a pesquisa analisou os periódicos de notícias publicados nesse período nas duas cidades e dezenas de relações de sucesso que se dedicavam a narrar os acontecimentos do conflito. Buscou ainda discorrer sobre o processo de produção das notícias impressas, seus impressores, as questões sociais e também financeiras fundamentais à publicação de notícias e os principais temas discutidos nesses papéis. O livro está disponível para compra no site da Editora Cravo e em e-book na Amazon.

O que: live de lançamento do livro Nos prelos da Restauração Portuguesa. “Dar ao mundo verdadeira notícia”

Quando: 11 de agosto, às 14:00

Onde: página do facebook da Editora Cravo