Notícia

Boi pesado

Carnes: workshop sobre influenza debate experiências e prevenção em SP

Publicado em 15 abril 2014

SAFRAS (15) - Com a proximidade dos grandes eventos internacionais e a ocorrência de novos focos de Influenza Aviária, sistemas agroindústrias de todo o Brasil se preparam para preservar o status sanitário do país. Com este objetivo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) promovem nos dias 24 e 25 de abril o III Workshop sobre Influenza Aviária, em Campinas (SP).

Mais importante evento sobre o tema promovido pelas entidades em 2014, o workshop trará para o Brasil algumas das maiores autoridades em Influenza Aviária do mundo, para dividir com técnicos e especialistas brasileiros experiências com relação à prevenção e monitoramento.

Nomes como Juan Garcia (Unión Nacional de Avicultores) e Randy Stroud, do México - país que enfrentou uma das maiores crises de Influenza Aviária do planeta - se somam ao de Ariel Pereda (INTA/ Argentina), Cora Espinoza (SENASA / Argentina), Mia Kim Torchetti (USDA/ Estados Unidos), Isabella Monne (IZSVe/ Itália) e Marcelo Paniago (Ceva / França), em um dos maiores internacionais do setor avícola promovidos neste ano.

Pelo Brasil, especialistas reconhecidos internacionalmente participarão do encontro, como Paulo Martins ( FACTA), Edison Luiz Durigon (ICB/USP), Telma Carvalhanas (Secretaria de Saúde de São Paulo), Tito Lívio Machado Junior (IQS/Brasília), e os representantes do Ministério da Agricultura Hélio Vilela Barbosa Junior, Alberto Gomes e Bruno Pessamílio e Guilherme Marques.

Perspectivas variadas sobre o problema da Influenza Aviária estarão na pauta do workshop, como epidemiologia, diagnóstico e vigilância, prevenção e controle, treinamento e erradicação de focos e o comércio internacional de produtos avícolas.

De acordo com o presidente executivo da ABPA, Francisco Turra, nos últimos meses, diversos focos de variadas cepas de Influenza Aviária foram detectados em grandes planteis avícolas pelo mundo. Os mais recentes casos aconteceram na China - com o surgimento da H7N9 - e no Japão - onde autoridades do país informaram a decisão de abater 112 mil aves após a ocorrência de focos

"Temos destacado os dados da Embratur sobre a vinda de cerca de 500 mil estrangeiros ao nosso país durante os eventos internacionais. Diversos deles são provenientes de países com focos da doença. Por este motivo, a adoção de estratégias de prevenção é fundamental para que o Brasil mantenha seu status sanitário reconhecido internacionalmente como único país dentre os grandes produtores a nunca registrar focos de Influenza", destaca.

Conforme explica o presidente da ABPA, o status sanitário conquistado pelo setor avícola brasileiro em décadas de trabalho tem permitido ao país se diferenciar no comércio internacional.

"Em visita recente ao Japão, nosso maior importador naquele país nos informou que produto avícola identificado como made in Brazil obtém diferenciação nas negociações de valores. Isto é uma prova clara do reconhecimento do trabalho empregado pelas várias frentes, seja da iniciativa privada ou do poder público, para a manutenção do status sanitário, livre de doenças como Influenza Aviária", destaca.

As inscrições para o III Workshop sobre Influenza Aviária foram prorrogadas até o dia 21 de abril, com pagamento somente por cartão de crédito. Informações pelo site www.facta.org.br/influenza.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a JBS e a SUIAVES são patrocinadores Masters do evento. A AVIAGEN, a COBB-VANTRESS e a GLOBOAVES são patrocinadores Ouro. ABASE, CEVA, DES-VET, HUBBARD, HY-LINE, LOHMANN, MERIAL e ZOETIS são patrocinadores Prata.

As informações partem da Assessoria de Comunicação Social da ABPA. (CBL)