Porto Alegre, 24 de outubro de 2014 - O médico veterinário e doutor em Patologia Experimental e Comparada, José Soares Ferreira Neto falará sobre o Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). O tema será abordado pelo especialista durante a V Conferência Nacional de Defesa Sanitária, que será realizada em Florianópolis, SC do dia 25 a 28 de novembro.
A situação atual e os novos rumos do PNCEBT em cada Estado do País serão detalhados pelo professor da Universidade de São Paulo. Durante o encontro, José Soares Ferreira Neto apresentará dados atuais sobre a situação da brucelose e tuberculose no Brasil e os estudos recentes as doenças. O especialista discutirá ainda as opções estratégicas mais adequadas para cada cenário. Serão apresentadas e comentadas as últimas alterações de definição de zona livre pela OIE e como isso afeta o Brasil.
Com ênfase para sistemas de vigilância o professor pretende debater os novos rumos do PNCEBT no país que tem um rebanho bovino de mais de 200 milhões de cabeças. Em seus estudos o especialista divide os estados em circuitos pecuários.
Brucelose e Tuberculose são zoonoses causadoras de prejuízos econômicos substanciais e sociais, em virtude dos impactos que causam na produtividade dos rebanhos e dos riscos que acarretam à saúde humana. A brucelose, causada por Brucella abortus atinge tanto o gado de corte como o gado de leite. Já a tuberculose, ocasionada por Mycobacterium bovis tuberculose é um problema mais sério para os produtores de leite.
Curriculum do palestrante: José Soares Ferreira Neto é médico veterinário formado pela Universidade de São Paulo - USP (1983), mestre em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses (USP, 1987) e doutor em Patologia Experimental e Comparada (USP, 1992). Fez pós-doutorado na Europa em Programas Sanitários (1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da FMVZ-USP, consultor científico do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para dois programas nacionais (PNCEBT e PNSS) e coordenador do Centro Colaborador em Saúde Animal do MAPA e do Ministério da Pesca e Aquicultura. É consultor ad hoc da FAPESP, CNPq e várias outras instituições de fomento e também de inúmeras revistas científicas. Trabalha com Epidemiologia Veterinária e Programas Sanitários. Com informações da assessoria de imprensa do V Conferência Nacional de Defesa Agropecuária. Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS Copyright 2014 - Grupo CMA