Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Carne alternativa

Publicado em 09 maio 2005

Um alimento nutritivo, saboroso e com baixos níveis de gordura. Trata-se da carne de capivara, ainda pouco conhecida no país, mas que tem sido aprovada por empregados e visitantes da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS).
Em testes feitos no instituto há dois anos, a carne do animal foi experimentada por 231 pessoas, com aceitação extremamente positiva.
"Além do sabor agradável, uma das principais vantagens do pro duto é apresentar níveis de colesterol bem inferiores aos de carnes tradicionais", explicou Max Pinheiro, pesquisador da Embrapa, à Agência Fapesp.
Ao paladar, explicou o pesquisador, o sabor da carne de capivara é bastante semelhante à de porco. Além de ser rico em ácidos graxos ômega-3,o produto tem teores a de colesterol e.de gordura quando comparado com o bife bovino.
A carne de capivara já vem sendo comercializa da em casas especializa das em carnes nobres, em algumas cidades do país. "Com a ampliação do mercado, a idéia é trabalharmos em parceria com novos criadores interessados na reprodução do animal para comercialização", afirmou Pinheiro.