Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Carlos Vogt concede última palestra do ano de Aulas Magistrais

Publicado em 09 novembro 2011

Por Luiz Sugimoto

O professor Carlos Vogt, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), foi o palestrante convidado para a última sessão do ano da série Aulas Magistrais, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) com o objetivo de divulgar aulas ministradas por docentes da Unicamp e voltadas aos alunos de graduação, com temas de interesse geral. Vogt, que já foi reitor da Universidade, presidente da Fapesp e atualmente coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), falou nesta quarta-feira sobre "Linguagem gestual e gestualidades da linguagem", no Ciclo Básico.

Estudioso da linguística de renome internacional, Carlos Vogt observou que, apesar do título da aula, não pretendia tratar de formas gestuais da linguagem que fossem diversas da linguagem verbal. "Não se trata nem de mímica, nem de códigos especiais, como a linguagem das mãos na comunicação entre surdos-mudos, nem tampouco a linguagem silenciosa, mas expressiva, da face, embora, indiretamente, tudo isso tenha a ver com o meu propósito.

Meu objetivo é mostrar o quanto a linguagem verbal é gestual na sua dimensão semântica e o quanto essa gestualidade, sendo estruturalmente funcional, é responsável pela dimensão pragmática da linguagem." Em outras palavras, Vogt acrescentou que a ideia era abordar a estrutura de significação das línguas naturais e como, ao lado da informação dos conteúdos, existe todo um processo de comunicação que se faz através de elementos linguísticos.

"Elementos que funcionam como indicadores, como se fossem gestos para orientar o discurso e a interlocução, apontando os caminhos que o diálogo vai desenvolvendo. É isso que chamo de linguagem gestual."