Notícia

Correio Popular

Carlos Vogt assume vaga de Pinotti

Publicado em 14 agosto 2007

Por Johnny Inselsperger

Ele foi nomeado pelo governador José Serra para estar à frente da Secretaria de Ensino Superior, pasta que sofreu desgaste

O ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Vogt, foi nomeado ontem, pelo governador José Serra (PSDB), o novo secretário de Estado do Ensino Superior. Ele substitui José Aristodemo Pinotti , que alegou motivos "estritamente pessoais" para deixar a pasta. Ele reassumirá o mandato como deputado federal pelo DEM.

Vogt ocupava a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O pedido de demissão de Pinotti ocorreu depois de dois meses da invasão da reitoria na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e três meses da invasão da reitoria da Universidade de São Paulo (USP).

Embora o ex-secretário tenha informado que deixa a pasta por questões particulares, cumpre o que afirmara em junho, durante as desgastantes invasões das reitorias. Ao saber da pressão para sua saída, Pinotti avisou a seus pares que, superada a crise, deixaria o cargo.

Segundo aliados, Pinotti se queixava ainda da falta de estrutura e de recursos da secretaria e insistia para uma conversa com Serra. O governador, porém, evitava o encontro. Há duas semanas, os dois tiveram uma conversa. Na carta apresentada ontem a Serra, Pinotti defende a criação da Secretaria, alvo de ataques dos professores universitários. "Renovo também a confiança no acerto de vossa excelência ao criar esta Secretaria", disse.

Em breve e curta resposta, o governador lamentou a saída do ex-secretário. "Insisti para que permanecesse no cargo, face sua impecável lealdade de conduta (...), bem como no tratamento das principais questões que envolveram seu funcionamento."

Lingüista, Carlos Alberto Vogt é doutor em ciências pela Unicamp, instituição onde é professor desde 1969 e da qual foi reitor no período de 1990 a 1994. Foi diretor-executivo do Instituto Uniemp — Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa.

Até assumir a Secretaria de Ensino Superior, Vogt ocupava a presidência do Conselho Superior da Fapesp. O novo secretário é também presidente do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTeC), coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e é diretor de redação da revista eletrônica de jornalismo científico ComCiência.

Desgaste

Pinotti sofreu um forte desgaste durante os movimentos estudantis que culminaram nas invasões das reitorias. Ele foi acusado por segmentos da comunidade acadêmica de iniciar um processo que debilitaria a autonomia das universidades estaduais. O secretário, no entanto, creditava a polêmica deflagrada no início da gestão de Serra a "equívocos" cometidos na transição de governo. Ele qualificava a soberania das três instituições de ensino superior (Unicamp, USP e Unesp) como "constitucional e inabalável". Pinotti, no primeiro escalão de Serra integrava a cota do DEM.