Notícia

Planeta Sustentável

Carlos Nobre fala de mudanças climáticas na TV Cultura

Publicado em 14 abril 2009

Em entrevista para o novo programa "Cientistas do Brasil" - que estreia dia 14 - o climatologista e conselheiro do Planeta Sustentável comenta os efeitos do aquecimento global e alerta para o atual padrão de consumo da sociedade, que pode resultar em grandes catástrofes naturais

O desmatamento da Amazônia, o derretimento do Pólo Norte e os impactos negativos que o aquecimento global está causando na agricultura e na produção de alimentos são alguns dos assuntos que nos vem a cabeça quando pensamos em mudanças climáticas e que serão discutidos nesta terça-feira, 14 de abril, no programa Cientistas do Brasil.

A atração, que será uma espécie de talk show comandado pela jornalista Mônica Teixeira, estreia com uma entrevista com o climatologista Carlos Nobre. Além de falar sobre todos os temas citados acima, o Conselheiro do Planeta Sustentável deu declarações fortes sobre o atual padrão de consumo da nossa sociedade, que, com certeza, vão chocar os telespectadores que estiverem sintonizados na TV Cultura amanhã, às 23h10.

Segundo ele, nossos hábitos de compra estão traçando um caminho sem volta em direção a uma grande catástrofe climática e o único jeito de evitá-la é mudarmos agora, e radicalmente, nosso comportamento de consumo, principalmente nos países desenvolvidos.

Para incrementar a discussão, o programa convidou Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Marcos Buckeridge, botânico do Instituto de Biociências da USP, para conversar com Nobre a respeito da pesquisa científica focada nas mudanças climáticas.

A atração vai, ainda, dedicar um espaço especial para tratar da questão do aquecimento global nas escolas. Afinal, se realmente queremos evitar os desastres naturais anunciados por Carlos Nobre, é importante que, desde cedo, alunos e professores discutam nas salas de aula sobre todas as mudanças socioambientais que nossa sociedade está sofrendo para salvar o planeta.

Cientistas do Brasil com Carlos Nobre

Dia: 14 de abril; Hora: às 23h10;  Duração: 1 hora;  Emissora: TV Cultura