Notícia

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Nobre e Francisco Barbosa fazem hoje palestra sobre clima e amazônia, no ICEx

Publicado em 07 outubro 2009

O clima mundial e a Amazônia: influências, recepções, interações é o tema do encontro que será realizado hoje, às 14h, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG. O evento integra o programa Encontros Transdisciplinares, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da Universidade, e terá como debatedores os professores Francisco Barbosa e Carlos Afonso Nobre.

Durante o evento, serão abordadas questões sobre o clima mundial, como ele afeta a realidade amazônica e vice-versa; a importância, influência e interação das transformações climáticas sobre a fauna e flora da Amazônia e a participação da floresta nessas transformações. A Amazônia também será tratada como questão central no debate sobre a água do planeta.

O programa Encontros Transdisciplinares tem o objetivo de promover debates abertos ao público e, especialmente, à comunidade universitária, de temas de caráter avançado e transdisciplinar. Outras informações podem ser obtidas no site www.ufmg.br/ieat ou pelo telefone (31) 3409-4123.

 

Conheça os debatedores:

Francisco Antonio Rodrigues Barbosa

Graduado em História Natural pela UFMG (1973), realizou mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1979), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma instituição (1981) e pós-doutorado em ecofisiologia de algas pelo Institute of Freshwater Ecology - Inglaterra. Professor da UFMG, dedica-se a estudos na área de Ecologia/Limnologia, com ênfase em ecologia e conservação de ecossistemas aquáticos, atuando nos temas: produtividade primária, ecologia do fitoplâncton, conservação da biodiversidade aquática, qualidade de água.

 

Carlos Afonso Nobre

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974) e doutorado em Meteorologia pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) em 1983. É pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) e coordenador de novo centro de pesquisa no Inpe, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre. Exerce a secretaria executiva da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima) e também a coordenação executiva do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências atmosféricas, clima, meteorologia, Amazônia e modelagem climática, interação biosfera-atmosfera e desastres naturais.

Foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que, em 2007, ganhou o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Al Gore. Recebeu, em 2007, o Prêmio da Fundação Conrado Wessel, na área de Meio Ambiente.

Leia entrevista que Nobre concedeu sobre o tema mudanças climáticas, ao Boletim UFMG, edição 1.581:

"O aquecimento global é um consenso científico"

Acesse, ainda, reportagens sobre os temas do debate na edição especial sobre meio ambiente da revista Diversa UFMG: www.ufmg.br/diversa/14