Notícia

FGV

Carlos Nobre assume Políticas e Programas de pesquisa do MCT

Publicado em 22 fevereiro 2011

Por Maura Campanili

Fonte: IPAM - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

Referência brasileira e mundial nos estudos sobre clima e sobre a Amazônia, o climatologista Carlos Nobre foi nomeado pelo novo ministro de Ciência e Tecnologia, Aluízio Mercadante, para a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT. Membro do Painel de Clima das Nações Unidas (IPCC), Nobre era diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e faz parte do conselho do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Segundo Paulo Moutinho, diretor executivo do IPAM, ter um dos grandes cientistas com visão de clima e também sobre ambiente à frente desta Secretaria é um ganho para a política no Brasil. "Acho que pode trazer elementos novos para política de tecnologia, com incentivo à descentralização da produção científica. Nobre defende uma nova revolução científica e tecnológica para país, onde regiões mais remotas sejam inseridas", disse.

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974) e doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (1983), Carlos Nobre chefiou o Centro de Ciência do Sistema Terrestre de 2008 a 2010. Além disso, foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec-Inpe), de 1991 a 2003. Ex-coordenador científico do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) durante o período de 1996 a 2002; ex- representante da área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2007).

Integra, ainda, o Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP), a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima) e também o Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e o Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Al Gore. Recebeu, em 2007, o Prêmio da Fundação Conrado Wessel, na área de Meio Ambiente. Em 2009, recebeu a Von Humboldt Medal da European Geophysical Union. Destaques