Notícia

ABC - Academia Brasileira de Ciências

Carlos Henrique de Brito Cruz participa de podcast do G1 sobre os cortes nas bolsas do CNPq e Capes

Publicado em 06 setembro 2019

Por Renata Lo Prete

“A Seca de Recursos para a Pesquisa no Brasil” foi o tema do oitavo episódio do podcast “O Assunto”, realizado pela jornalista Renata Lo Prete e publicado pelo portal G1. Os convidados foram o Acadêmico e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz , e o editor de educação do G1, Ardilhes Moreira.

O tema vem a debate após a a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) ter anunciado a suspensão de 5.613 bolsas de estudo, a partir de setembro, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ter suspendido a concessão de novas bolsas.

Para ouvir o podcast, clique aqui.

Sobre o Acadêmico

Carlos Henrique de Brito Cruz é engenheiro eletrônico formado pelo Insituto Tecnológico da Aeronáuica (ITA), com mestrado e doutorado em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi também reitor, próreitor de Pesquisa e diretor do Instituto de Física. Na Fapesp, foi presidente (1996-2002) e é diretor científico desde 2005.