Notícia

Porto Ferreira Hoje

Capturado um morcego cor de laranja no Parque Estadual de Porto Ferreira

Publicado em 30 abril 2014

Os morcegos normalmente possuem pelagem de coloração acinzentada, marrom ou preta.

A inusitada cor laranja deste morcego intrigou os pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, no interior de São Paulo. A explicação da cor pode ter origem em características hormonais, na alimentação ou mesmo na exposição do morcego (Phyllostomus hastatus) a ambientes com alta concentração de amônia. O espécime, uma fêmea prenhe, foi capturado no Parque Estadual de Porto Ferreira por profissionais treinados durante o projeto da bióloga Renata Muylaert, que estuda como esses mamíferos respondem à perda de hábitat em remanescentes do cerrado paulista.

Renata faz mestrado em zoologia sob orientação do professor Milton Cezar Ribeiro, da Unesp, e co-orientação de Richard Stevens, da Texas Tech University.

Apesar da aparência bizarra, esta é uma espécie útil, pois se alimenta principalmente de insetos que podem ser pragas nas plantações, mas néctar de flores, frutas e até pequenos vertebrados podem fazer parte de sua dieta.

O fato também foi noticiado na revista Pesquisa FAPESP edição 218 de Abril-2014

Foto: de Fábio Martins Labecca enviada por Renata Muylaert, do Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação da Unesp de Rio Claro.