Vencedora é Lia Zanotta Machado, professora antropologia da Universidade de Brasília (UnB)
A Capes divulgou nesta quarta-feira, dia 17, o resultado do Programa de Bolsa Dra. Ruth Corrêa Leite Cardoso para professor e/ou pesquisador visitante na Universidade de Columbia, em Nova York.
O programa é uma parceria da Capes com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Columbia e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Fulbright).
A bolsa concedida prevê remuneração mensal de US$ 5 mil por até nove meses, auxílio instalação, seguro saúde, passagens de ida e volta, moradia no campus da Universidade de Columbia e acesso às instalações e serviços da universidade.
Foram submetidas três propostas para obtenção da bolsa. Foi aprovada a de Lia Zanotta Machado, professora titular de antropologia da Universidade de Brasília (UnB). A candidata selecionada é graduada em ciências sociais, tem mestrado em sociologia e doutorado em ciências humanas, todos pela Universidade de São Paulo (USP), além de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales.
A professora atua, principalmente, nas áreas de gênero, violência, estudos feministas, direitos à saúde e antropologia das políticas públicas de gênero e de saúde, tendo também se dedicado aos temas da modernidade latino-americana e às relações entre estado e clientelismo.
O projeto apresentado, “Brazilian Feminist Social Movements and Feminist Studies”, que trata da questão feminina e dos movimentos sociais como expressão da sociedade, recebeu nota máxima no parecer de todos os avaliadores.
Ao ser comunicada a respeito do resultado, Lia Zanotta declarou-se honrada. Para ela, a Universidade de Columbia apresenta características privilegiadas para aprofundar o diálogo acadêmico entre o Brasil e os Estados Unidos nas Ciências Socias, pois lá estão o Institute of Latin American Studies e o Center for Brazilian Studies.
"Esta será uma oportunidade única para ter uma experiência de ensino e pesquisa com colegas professores americanos, hispano-americanos e brasileiros e poder fazer uma comparação entre os movimentos feministas brasileiros e os feminismos americanos e suas repercussões contemporâneas", disse.
Programa
Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso tem como objetivos oferecer apoio à participação de professores/pesquisadores brasileiros atuando em instituições brasileiras em atividades de docência e pesquisa na Universidade de Columbia.
O programa homenageia a professora e ex-primeira-dama, bolsista da Comissão Fulbright na Universidade de Columbia em 1988, e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais.
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Capes)
Notícia
JC e-mail