Saiu hoje o resultado do montante de bolsas de pós-graduação financiado pela CAPES para os INCTs.
Segundo a CAPES “A disponibilidade orçamentário-financeira, anunciada nos documentos que compõem o Edital Nº 15/2008 MCT/ CNPq/ FNDCT/ CAPES/ FAPEMIG/ FAPERJ/ FAPESP/ INSTITUTOS NACIONAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA é de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais) para o período de execução dos projetos, portanto, correspondente a 6 % (seis por cento) do valor total financiado para cada INCT”.
Desta forma, cada INCT vai receber um aporte em recursos CAPES na forma de bolsas de pós-graduação equivalente a 6% do total aprovado na chamada do CNPq. Para o INES este valor representa 4 bolsas completas (24 meses) mais 19 mensalidades de mestrado (4,8 bolsas de mestrado).
Vale apena lembrar que somente para o segundo semestre de 2009 o INES gerou uma demanda de 22 bolsas, sendo, 14 de mestrado, 1 de doutorado, 5 de doutorado sanduíche e 2 de pós-doutorado. Tal demanda mostra o grande potencial de atração de recursos humanos e a necessidade de financiamento do INES.
Mesmo tendo atendido apenas uma pequena parte da demanda gerada, tal iniciativa é de suma importância para a consolidação dos INCTs. O INES está na torcida para que esta iniciativa se repita nos demais semestres.