Jovens estudantes de escolas estaduais de Franca, Pereira Barreto, Caraguatatuba, Nova Independência e Amparo foram os vencedores do concurso “Ciência para Todos”, parceria da Fundação Roberto Marinho/Futura com a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Com o tema ‘Natureza e Sociedade’, o concurso reuniu estudantes do Ensino Médio de toda a rede pública estadual de São Paulo, que documentaram, em vídeo, um problema da localidade onde vivem e o passo-a-passo de seu estudo ou proposta de intervenção para buscar soluções.
As cinco produções vencedoras serão exibidas no Canal Futura em dezembro. A partir da próxima semana, os grupos realizadores visitam Centros de Pesquisa indicados pela FAPESP, onde poderão apresentar seus trabalhos para cientistas e pesquisadores. O primeiro colocado entre os cinco grupos vencedores será premiado, ainda, com tablets para todos os componentes.
O grande vencedor foi o projeto “Proteção dos pés para a cabeça”, da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca. Os estudantes desenvolveram o projeto de um capacete sustentável para ciclistas, a partir da reutilização de resíduos da indústria de calçados. A ideia surgiu diante da necessidade de diminuir o impacto dos resíduos da indústria no meio ambiente, combinada à observação de que muitos funcionários das fábricas da cidade vão para o trabalho de bicicleta.
Os outros quatro finalistas também abordaram temas ambientais e sociais. A Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, de Pereira Barreto, explorou as potencialidades do sistema de aquaponia (criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças) no meio escolar, como cultura de subsistência e promoção de atitude sustentável. Já o grupo da E.E. Benedita Pinto Ferreira, de Caraguatatuba, tratou de violência doméstica e feminicídio, por meio de um filme de ficção e depoimentos.
Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dr. Coriolano Burgos, em Amparo, os estudantes construíram uma horta suspensa, para evitar o consumo de agrotóxicos e reaproveitar garrafas pet. E os jovens da Escola Estadual Zilda Prado Paulovich, de Nova Independência, desenvolveram uma pesquisa sobre o conhecimento dos alunos a respeito de ciência, método cientifico e senso comum, de forma a incentivar o pensamento crítico. (Veja mais sobre os projetos abaixo)
O concurso marcou o lançamento da série “Ciência para Todos”, exibida no Canal Futura e realizada em parceria com a FAPESP. A série de documentários mostra a importância das pesquisas científicas e seu impacto no dia a dia da sociedade, acompanhando pesquisas financiadas pela FAPESP, o trabalho dos pesquisadores e as pessoas diretamente impactadas pelos projetos. Os episódios também estão disponíveis na plataforma Futura Play.
VEJA TODOS OS VENCEDORES DO CONCURSO “CIÊNCIA PARA TODOS”:
ESCOLA ESTADUAL ÂNGELO SCARABUCCI – CIDADE: FRANCA
Projeto: Proteção dos pés para a cabeça
Ao longo do processo de fabricação de calçados, são gerados resíduos que, se não forem tratados e destinados de maneira correta, têm impacto no meio ambiente. A ideia do projeto foi reaproveitar parte destes resíduos em um produto que beneficiasse o próprio setor. A partir da análise das indústrias do setor na cidade de Franca/SP, foi possível notar que grande parte dos funcionários utilizam a bicicleta como principal meio de transporte, e sem equipamento de segurança. A proposta do projeto foi a construção de um capacete sustentável para ciclistas a partir da reutilização de resíduos da indústria calçadista. O produto final oferece a possibilidade de beneficiar o meio ambiente, os funcionários e as empresas.
E.E. CEL FRANCISCO SCHMIDT – CIDADE: PEREIRA BARRETO
Projeto: Biotecnologia em Aquaponia em uma escola de ensino integral paulista
Desenvolver o sistema de Aquaponia em meio escolar explorando suas potencialidades, como cultura de subsistência e promoção de atitude sustentável por meio da economia de água e a relação interespecífica entre peixes e folhosas. O projeto aplica conteúdos trabalhados na matriz curricular da base comum, como fotossíntese e relações ecológicas interespecíficas de protocooperação, observados em um sistema onde são criados peixes da espécie Tilápia de água doce e horta hidropônica com folhosas. O sistema utiliza o movimento circular do aproveitamento da água, por meio de uma bomba elétrica, e os dejetos dos peixes como produto orgânico.
E. E. BENEDITA PINTO FERREIRA – CIDADE: CARAGUATATUBA
Projeto: Violência doméstica
O projeto discute violência doméstica e feminicídio. Por meio de uma encenação, o vídeo retrata a vida de uma mulher que sofre agressão, mas muitas vezes prefere não enxergar que seu companheiro a maltrata e defende que ele vai mudar de comportamento. No fim, porém, ela acaba sendo vítima de feminicídio. O propósito da encenação é de dar um choque de realidade nas mulheres que sofrem, e nas pessoas que sabem de alguém que passa por isso.
ESCOLA ESTADUAL ZILDA PRADO PAULOVICH – CIDADE: NOVA INDEPENDÊNCIA
Projeto: A concepção dos adolescentes sobre ciência: conhecimento científico ou senso comum?
O objetivo do projeto foi identificar o conhecimento dos alunos sobre ciência, método cientifico e senso comum, além de despertar o interesse científico, incentivar o pensamento crítico e divulgar a ciência. Por meio de um questionário, o grupo avaliou o conhecimento sobre diferentes assuntos em uma escala de 1 a 5, (1 =muito 5=pouco). Participaram 106 alunos, 36 da 1ª série, 33 da 2ª série e 37 da 3ª série do Ensino Médio. Após o questionário, foi realizada uma intervenção com temas como Método científico, Origem da vida; Evolução dos seres vivos; Aquecimento global e Vacinas. O conhecimento sobre senso comum e conhecimento científico subiu de 15% para 65% e, após a intervenção, 95% mudaram sua concepção sobre as fake News apresentadas, além de se mostraram mais preocupados em verificar as informações.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DR. CORIOLANO BURGOS – CIDADE: AMPARO
Projeto: Ciência Integração
Preocupados com a quantidade de agrotóxicos presentes nos vegetais servidos na merenda, os estudantes propuseram a elaboração de uma horta orgânica nas dependências da escola. Porém a escola foi construída em um terreno onde anteriormente havia um cemitério, o que impossibilita o cultivo de espécies comestíveis devido à possível contaminação do solo. A partir disso, os alunos propuseram construir uma horta suspensa, usando terra retirada de outro local e plantando as verduras em garrafas PET. Assim, o projeto solucionou a questão do uso de agrotóxicos e do descarte desnecessário de materiais plásticos.
Sobre o Futura
O Futura realiza a distribuição multiplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um canal de televisão acessível em todo o país pela TV aberta, por satélite e por assinatura, e com atuação em vídeo on demand em plataformas próprias e de terceiros. Essa experiência associa inovação em educação aos recursos da cultura digital, levando a educação para todas as telas e explorando fronteiras da tecnologia com soluções que envolvem, dentre outros recursos, os jogos eletrônicos e os chatbots. O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são SESI – DN e SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim. O Futura pode ser assistido a qualquer hora e em qualquer lugar via Futura Play (www.futuraplay.org).
Sobre a FAPESP
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), uma das principais agências públicas brasileiras de fomento à pesquisa, foi criada em 1960 com a finalidade de apoiar a pesquisa e a divulgação científica no Estado de São Paulo. O apoio se dá por meio da concessão de bolsas e auxílios a projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, submetidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa públicas ou particulares e de empresas sediadas no Estado de São Paulo. As concessões têm como objetivo apoiar: Pesquisas para Inovação, Pesquisa para o Avanço do Conhecimento, Programas de Pesquisa em Temas Estratégicos, Formação de Recursos Humanos para a Ciência e Tecnologia, Infraestrutura de Pesquisa e iniciativas de Difusão do Conhecimento.