Notícia

Jundiaí Agora

Câncer Oral: Estudo realizado na FMJ fica entre os melhores do Brasil (10 notícias)

Publicado em 11 de agosto de 2022

O estudo intitulado Heparanase 1 Upregulation Promotes Migration, Invasion and Vascular Endotelial Growth, and is a Predictor of Low Survival for Oral Cancer desenvolvido pela pós-doutoranda Lucilene Lopes Santos (bolsista PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação da FMJ/foto), André Nimtz Rodrigues (doutorando do Programa de PG/FMJ, Cirurgião de Cabeça e Pescoço), e outros colaboradores, sob orientação da professora Nilva K. Cervigne Furlan ficou entre os 60 melhores do país e será apresentado em evento promovido pela Agência Fapesp que comemora 60 anos.

A pesquisa foi publicada em junho na revista internacional Frontiers in Cell and Developmental Biology e mostra o papel da proteína HPSE1 na biologia do câncer oral. Brevemente, os resultados obtidos no estudo demonstraram que a superexpressão da HPSE1 está significativamente envolvida em vários processos da progressão do câncer oral. A proteína é um marcador molecular potencial para a doença e poderia auxiliar na classificação e distinção de tumores orais.

60 anos – A Fapesp realizou entre os dias 7 e 10 deste mês, em Itatiba, o evento comemorativo pelas seis décadas de pesquisas. Lucilene realizou a apresentação oral do seu trabalho que foi avaliado pelo então vice-presidente da Fapesp e professor titular Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ronaldo Aloise Pilli . O avaliador elogiou a pesquisa desenvolvida na FMJ, destacando sua importância e relevância para a comunidade científico-acadêmica, e para o público que, a longo prazo, poderia vir a se beneficiar com este trabalho.