Notícia

O Povo online

Câncer de próstata

Publicado em 02 janeiro 2010

Apenas 15 minutos diários de exercícios físicos foram suficientes para reduzir a taxa de mortalidade em pacientes com câncer de próstata, aponta estudo realizado nos Estados Unidos.``Identificamos benefícios com níveis de atividade facilmente atingíveis. Os resultados sugerem que homens com câncer de próstata deveriam fazer alguma atividade física para sua saúde``, disse Stacey Kenfield, autora do estudo.Os pesquisadores avaliaram os níveis de atividade física de 2.686 pacientes, antes e depois de terem sido diagnosticados. (Agência Fapesp)

Genoma

Um método para sequenciar genomas mais rapidamente e com menor custo está sendo desenvolvido por cientistas dos Estados Unidos e de Israel. A pesquisa foi descrita na revista Nature Nanotechnology. A novidade reduz a quantidade de DNA necessária para o sequenciamento e elimina a fase de amplificação de DNA, que é cara, demorada e sujeita a erros, apontam os autores do estudo.

A técnica apresentada pelo grupo, liderado por Amit Meller, da Universidade de Boston, consiste em detectar moléculas de DNA à medida que elas passam por nanoporos de silício.

(Agência Fapesp)