Notícia

Centro Gestor de Inovação Moveleiro

Canadá anuncia financiamento para projetos de inovação entre empresas brasileiras

Publicado em 24 outubro 2009

Foi anunciado em Ottawa, Canadá, pelo ISTPCanada (International Science and Technology Partnerships Canada) o lançamento de três editais relativos a projetos de colaboração em ciência e tecnologia entre o Canadá e o Brasil.

Representando um aporte de cerca de 1 milhão de dólares, capital semente com efeito multiplicador, que estima-se deverá alavancar dez vezes mais em fundos de outras fontes, públicas e privadas, os editais visam estimular o desenvolvimento de parcerias para pesquisa e desenvolvimento e a comercialização conjunta de novas tecnologias.

O lançamento destes editais é um marco importante para a concretização da colaboração entre o Canadá e o Brasil no âmbito do Acordo Quadro de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação assinado em novembro de 2008 por Stockwell Day, Ministro do Comércio Internacional do Canadá e por Sergio Rezende, Ministro da Ciência e da Tecnologia do Brasil.

Ademais, a iniciativa contribui para fortalecer as relações políticas e comerciais entre os dois países. Os editais visam, assim, aumentar as trocas comerciais, identificando projetos que envolvam tecnologias, produtos e processos inovadores cuja aplicação possa ser feita a curto e médio prazo.

O primeiro edital, lançado em conjunto com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), está aberto a propostas conjuntas de empresas e institutos de pesquisa Canadenses e do Estado de São Paulo em setores chave como o de tecnologias da informação e das comunicações (TIC - incluindo software), ciências da vida e o setor de energia renovável e células combustíveis.

O segundo edital, lançado unilateralmente pelo ISTPCanada, está aberto à participação de projetos de empresas e institutos de pesquisa canadenses que possuam parceiros em qualquer parte do Brasil.

O terceiro - aberto a qualquer empresa ou instituto de pesquisa canadense que tenha um parceiro em qualquer lugar do Brasil -, prevê oportunidades apenas para a realização de workshops, seminários e eventos para o aprofundamento da cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação.

As iniciativas irão ajudar as empresas inovadoras canadenses e brasileiras a tirar proveito do know how científico do país parceiro, identificar possibilidades de expansão comercial e a integrar novos circuitos de comercialização. De maneira global, as ações irão possibilitar ao Canadá e ao Brasil aproveitar as parcerias em ciência e tecnologia com vistas a promover a inovação, o investimento estrangeiro e o comércio neste período de retomada econômica pós-recessão.

"Os próximos projetos servirão para fortalecer nossas relações na área de Ciência e Tecnologia com o Brasil, que figura entre as economias mais diversificadas e que crescem mais rapidamente no mundo", afirmou Stockwell Day, Ministro do Comércio Internacional do Canadá. "Além disso, eles irão facilitar o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de oferecer benefícios econômicos e sociais aos cidadãos de ambos os países".

"No momento em que se multiplicam as atividades multidisciplinares em Pesquisa e Desenvolvimento, e em que fica cada vez mais difícil atrair investimentos, reunir competências apropriadas e ter acesso aos mercados emergentes, fica evidente a necessidade de se estabelecer parcerias tecnológicas mundiais", afirmou Henri Rothschild, Presidente do ISTPCanada. "Estes editais permitirão às pequenas e médias empresas e a empresas bem estabelecidas a aproveitar a complementaridade de suas forças de Pesquisa e Desenvolvimento, unir os recursos para a inovação e, assim, acelerar a comercialização de novos produtos e serviços".

"A FAPESP estabelece parcerias internacionais em Ciência e Tecnologia que impulsionam o crescimento da indústria do conhecimento em São Paulo, ajudando a indústria a tirar partido de uma economia cada vez mais globalizada", acrescentou Celso Lafer, presidente da FAPESP.

"A parceria com o ISTPCanada aumenta as possibilidades de pesquisa e de financiamento oferecidas aos institutos de pesquisa e às empresas, e promove a Ciência e a Tecnologia nos setores chave da economia brasileira, incluindo a energia, a agricultura, a biotecnologia e as tecnologias da informação."

As propostas detalhadas devem ser enviadas até o dia 13 de novembro pelo site

http://www.istpcanada.ca/international_programs/Brazil/ActiveCFPs/ e http://www.fapesp.br/materia/5379.

Fonte: http://www.administradores.com.br/