Notícia

Gazeta de Votorantim online

Campus Sorocaba da UFSCar seleciona bolsista para pós-doutorado em Ciência do Solo

Publicado em 12 julho 2018

Estão abertas até 5 de agosto as inscrições na seleção de candidatos a uma bolsa de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada ao Projeto Temático "Environmental effects of pasture-sugarcane conversion and pasture intensification", desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo do projeto é avaliar as consequências ambientais de mudança do uso do solo de pastagem para canaviais e intensificação de pastagens, abordando como essa mudança afeta a dinâmica da água, carbono, nitrogênio e fósforo.

Está sendo ofertada uma vaga, para atuação no Campus Sorocaba da UFSCar, na área de "Ciência do solo: Dinâmica do nitrogênio e fluxo de gases em sistema pastagem-cana-de-açúcar", com supervisão da docente Janaína Braga do Carmo, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So). A bolsa, no valor mensal de R$ 7.174,80, tem duração de 24 meses, podendo ser renovável por até 12 meses.

A seleção busca indivíduos qualificados e capazes de desenvolver pesquisas com foco nas consequências ambientais da alteração do uso do solo, de pastagem para plantação de cana-de-açúcar e intensificação de pastagem.

Os candidatos devem ter doutorado ou PhD em Produção Vegetal, Ciência do Solo ou Microbiologia, com experiência na condução de experimentos em campo e foco na medição das emissões de gases de efeito estufa do solo em áreas agrícolas e processos envolvidos nos ciclos do nitrogênio e carbono.

O candidato contribuirá com análise e integração dos resultados gerados para publicação em revistas de alto impacto. Deve ter, obrigatoriamente, nível avançado em Português; também é necessária fluência em Inglês. Além disso, dever ter registro de publicações em revistas especializadas de qualidade e alto impacto, bem como disponibilidade imediata para residir em Sorocaba.

Inscrições

Para as inscrições, são necessários cópia do currículo Lattes atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa com um breve relato de experiência do candidato bem como duas cartas de referência. Os documentos da inscrição devem ser enviados para o e-mail jbcarmo2008@gmail.com .

A seleção constará de duas etapas: análise dos documentos e entrevista. A previsão é de que a bolsa seja implementada, no máximo, até setembro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail de inscrição.