Notícia

IT Web

Campus Party introduz conceitos de venture capital

Publicado em 20 janeiro 2009

Por Felipe Dreher

Dezenas de jovens se reuniram na palestra sobre capital de risco, modalidade que vem ajudando a financiar inovação em muitas empresas

Foi uma espécie de aula de introdução ao capitalismo moderno. Na tarde de terça-feira (20/01) dezenas de jovens aficionados por tecnologia – a maioria vestindo bermuda, camiseta e tênis – reuniu-se em frente ao palco Desenvolvimento da Campus Party para entender um pouco sobre venture capital.

Bruno Conceição Oliveira ficou encarregado de apresentar o modo de operação do conceito dentro das empresas. Ele é líder de um projeto de inovação tecnológica na Telefonica. A operadora mantém uma parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) para incentivar idéias inovadoras.

No roteiro, Oliveira apresentou três sites onde é possível comercializar idéias junto a possíveis investidores e tratou do apoio das redes sociais como impulsionadores de inovações.

Os investimentos de capital de risco têm ajudado a financiar inovação em muitas empresas brasileiras e a impulsionar negócios de empreendedores. Nos últimos anos, os fundos de venture capital tem concentrado muita atenção em idéias nos segmentos de TI, telecom, eletrônica e biotecnologia.

A Campus Party 2009 se estende até 25 de janeiro. A organização estima que, até lá, aproximadamente 300 mil pessoas circulem pelo Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.