Notícia

Portal da Universidade Federal de São Paulo

Campus Diadema inaugura Núcleo de Especiação Química e reforma do RU

Publicado em 29 agosto 2018

Por valquiria.carnauba@unifesp.br (Valquiria Carnauba)

No dia 27 de agosto (segunda-feira), foram entregues o laboratório multiuso do Núcleo de Especiação Química (NESPEQUI) e o refeitório, totalmente reformado, do Restaurante Universitário (RU) da Unidade José de Filippi (Campus Diadema). O descerramento das respectivas placas de inauguração foi conduzido pela reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, junto ao vice-reitor Nelson Sass e o diretor do Campus Diadema João Alexandrino. O novo espaço destinado ao refeitório conta também com uma área de plantio de árvores nativas, a exemplo do Pau-Brasil, um projeto conjunto das divisões de Gestão Ambiental e de Infraestrutura do Campus Diadema.

A reitora da Unifesp agradeceu o trabalho desenvolvido por todos os agentes atuantes em ambas as inaugurações. "Em um contexto de dificuldades e desafios em que vivemos, parece que são poucas coisas. Mas não são. São resultados que irão atender a muitos. O NESPEQUI, por exemplo, servirá a muitas atividades importantes no país, como o controle da qualidade da água. Quanto ao RU, concluído em tempo recorde, estanca uma urgência de convivência e bem estar. Esse momento sintetiza nosso desejo de uma universidade pública e de qualidade, e temos que celebrar cada vitória", comemora. O Pró-Reitor de Planejamento, Pedro Arantes, pontua ainda que a Unifesp pretende avançar nas articulações que um RU permite entre universidade e sociedade, de forma que as compras públicas fomentem a agricultura familiar e sustentável.

O evento contou também com a presença da Chefe de Gabinete Andrea Rabinovici, do Pró-Reitor de Planejamento Pedro Arantes, da Pró-Reitora de Administração Tania Mara Francisco, da Pró-reitora de Extensão e Cultura Raiane Patricia Severino Assumpção, Pró-reitor de Assuntos Estudantis Anderson da Silva Rosa, do Pró-reitor adjunto de Graduação Fernando Sfair Kinker, do Pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas Norberto Lobo e da Diretora Administrativa do Campus Sinara Farago, além de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Sobre o NESPEQUI

O NESPEQUI, custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), trata-se do primeiro facility multiusuário em universidade pública do tipo sala-limpa (classe 7-8), com equipamentos de ponta - como o Espectômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado, com interfaces que permitem a análise simultânea de espécies orgânicas e inorgânicas. Conta ainda com um laboratório de apoio e equipamentos para purificação de ácidos e preparo de amostras empregando microondas com cavidade. Toda a configuração dos equipamentos foi planejada para atender a aplicações de interesse de diversas áreas do conhecimento. Boa parte do aporte deriva de recursos próprios da Unifesp, para adequação de infraestrutura predial e rede elétrica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que custeou os projetos executivos, a aquisição de forno microondas e de nobreaks que sustentam os equipamentos do núcleo, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para aquisição de sistema para purificação de ácidos.

De acordo com a docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) - Campus Diadema e coordenadora do NESPEQUI, Geórgia Labuto, o núcleo visa atender à comunidade científica nacional e internacional que objetive realizar estudos pertinentes à especiação química, oferecer cursos de formação de recursos humanos nas técnicas disponíveis e prestar assistência para responder questões de interesse da sociedade brasileira.