Notícia

Jornal da Unesp online

Câmpus de Tupã realiza seu I Encontro de Pesquisa e Extensão

Publicado em 13 maio 2010

Por Daniel Patire

Professores e alunos realizarão, de 24 a 26 de maio, o I Encontro de Pesquisa e Extensão do Câmpus Experimental de Tupã (EPECET), com apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa e de extensão em desenvolvimento ou já concluídos. Os interessados em participar do evento como ouvintes deverão se inscrever em 20 e 21 de maio, nos horários de intervalo das aulas dos períodos diurno e noturno, no piso térreo da unidade.

Resumos já enviados

O envio de resumos dos trabalhos foi feito até o dia 11 de maio. As apresentações no encontro serão orais, com tempo de 15 minutos por trabalho e uso de recursos multimídia. São estudos que resultem de pesquisas conjuntas entre professores e alunos (projeto mais amplo de coordenação do professor) ou somente do aluno (projeto desenvolvido pelo aluno com orientação do professor), com ou sem auxílio financeiro por meio de bolsas de iniciação científica (PIBIC - Unesp) ou de agências de fomento (Fapesp- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- ou Capes- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação).

Perspectiva de continuidade

O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa em Administração e Agronegócio (CEPEAGRO), com apoio do Centro Acadêmico Nove de Novembro e da Empreender Jr. Consultoria Empresarial e Agronegócios, do câmpus de Tupã.

O encontro permitirá maior difusão de conhecimentos e experiências gerados a partir dos trabalhos de pesquisa e extensão, contribuindo ao maior desenvolvimento científico do CEPEAGRO e, consequentemente, do câmpus de Tupã, diz a professora Giuliana Aparecida Santini Pigatto, da Comissão Permanente de Pesquisa do Câmpus e uma das organizadoras do encontro.

Ela destaca um aumento expressivo do número de projetos aprovados e realizados ao longo dos seis anos de existência do câmpus, a maioria com financiamento externo (CNPq e Fapesp) e interno (Prope e Proex).

Para o presidente do Centro Acadêmico Nove de Novembro, Vitor Elidio dos Santos, a nova iniciativa tem a perspectiva de continuidade. Ele constitui, principalmente, uma divulgação na faculdade sobre o que é e como funciona a elaboração de trabalhos científicos.

Letícia Santaguita Pretti, bolsista Universia, câmpus de Tupã