Notícia

Diário de São Carlos online

Campus Baixada Santista da UNIFESP recebe exposição Nanoarte

Publicado em 14 abril 2015

Até o dia 16 de abril acontece no Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) a exposição Nanoarte. Desenvolvida por técnico-administrativos e pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Nanoarte mistura ciência e conceitos artísticos em figuras que surgem a partir de imagens feitas em um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e são coloridas no Photoshop. Essas imagens captadas no microscópio são feitas com os materiais estudados pelos alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata, ouro e outros compostos sintetizados no laboratório.

 

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O CDMF também recebe investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN). O Centro tem participação da Unesp, da USP, da UFSCar e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

 

A exposição Nanoarte já esteve em diversas cidades do Brasil e do mundo, como São Carlos (SP), Franca (SP), Natal (RN), Tatuí (SP), Nova Iorque (EUA), San Sebastian (Espanha), Castellón (Espanha) e Tel Aviv (Israel). No fim de 2014, a exposição esteve ainda no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia.

 

Atualmente, a mostra ocorre no Hall de entrada do Departamento de Ciências do Mar, no Campus Baixada Santista da Unifesp, localizado na Avenida Almirante Saldanha da Gama, nº 89, Ponta da Praia, em Santos. A visitação, que está aberta a toda comunidade gratuitamente, pode ser realizada das 10 às 20 horas.